Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agricultura

produção agrícola

No Dia Nacional de Conservação do Solo, MDA dá dicas para bom aproveitamento da terra

O solo é base para a produção agrícola. Conservá-lo e enriquecê-lo são as melhores maneiras de assegurar a continuidade da atividade por longos anos Pela importância do recurso natural, celebra-se em 15 de abril o Dia Nacional da Conservação do Solo, data comemorativa que poucos conhecem, mas que todos deveriam valorizar já que é dele que vêm os alimentos que chegam à mesa de milhões de brasileiros.

“Eu considero uma data essencial para apresentarmos para a sociedade a importância dos solos como um dos maiores patrimônios naturais que temos. Os solos são os responsáveis por todo o sistema de recarga de aquíferos, que, por sua vez, são responsáveis por toda nossa matriz hidroenergética”, explica o técnico em assuntos orgânicos da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA) Alberto Wanderley.

Segundo ele, o solo é um dos recursos naturais mais subvalorizados pelos brasileiros, que não imaginam outras ações relacionadas a ele. “Quando falamos da água, não se pensa no solo. Pensam nos rios, cursos d’água, mas não no solo. Essencialmente, porém, o que causa a escassez de água e as inundações, por exemplo, é a má conservação do solo”, garante.

Colaborações

A conservação, seja na agricultura ou na pecuária, é o conjunto de práticas aplicadas para promover o uso sustentável do solo para o plantio. Na agricultura familiar o MDA incentiva o trabalho de preservação, fazendo o manejo do solo de maneira adequada e aproveitando melhor o uso de técnicas que valorizam a conservação da terra e a melhoria da qualidade e das condições físicas e químicas do recurso.

Algumas dicas que podem ser adotadas são: fazer a rotação de culturas; utilizar o solo em plantios mais adequados para cada região; utilizar o plantio direto, sem o uso de arado; evitar a limpeza do solo por meio de queimadas (prática usual no território brasileiro); e preservar matas ciliares e vizinhas.

Um aspecto fundamental na conservação do solo é a manutenção de níveis de fertilidade adequada. A adubação, baseada em análises de solo e folhas, é essencial para a conservação e enriquecimento contínuo dos solos de uma propriedade agrícola. “A concepção é que o uso e o manejo do solo privilegiam técnicas que, por si só, são conservacionistas e minimizam os efeitos de degradação do solo, e, às vezes, até o melhoram”, conclui Alberto Wanderley.

Dia Nacional da Conservação do Solo

A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881 – 07/07/1960), considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet