Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Notícias / Cooperativismo

Documentos para trabalhadoras rurais garantem direitos e inserem no processo de cidadania

MDA

16 Abr 2013 - 16:54

Os municípios de Monte Santo, Araguacema e Pequizeiro, em Tocantins, recebem os mutirões de documentação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Até domingo (14) as trabalhadoras rurais dessas localidades vão poder emitir carteiras de identidade e de trabalho, CPF, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), entre outros documentos. A expectativa é que sejam atendidas mil pessoas nos quatro dias de mutirão.

O coordenador do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR/MDA) no estado, Samuel Reis, explica que a ação vai beneficiar povos e comunidades tradicionais e assentamentos da região. “Em Araguacema vamos ficar dois dias. O primeiro no assentamento de Santa Clara, onde vivem aproximadamente 250 famílias. No sábado, estaremos no assentamento de Tarumã que, no entorno, tem a comunidade quilombola Senhor do Bonfim, povoado onde ocorrem as romarias, e mais outros assentamentos que ficam ao lado”, explica.

Além dos documentos, as mulheres participam, ainda, de palestras sobre saúde e políticas públicas. “Nosso intuito é orientar as famílias sobre as políticas do MDA como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Pronaf. A gente não faz só o documento, aproveitamos para falar sobre os direitos que as trabalhadoras têm”, afirma Samuel.

O público deve comparecer nos locais de atendimento, das 8h às 17h, com os documentos que possuir. Fotos 3X4 e cópias também são feitas na ação. Todo o processo para a emissão de documentação é feito de graça. O PNDTR atende prioritariamente mulheres, mas homens também podem participar da ação.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet