Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cooperativismo

agricultores familiares

Seminário sobre programas de comercialização de alimentos atrai trabalhadores no MS

Cerca de 80 agricultores familiares e representantes de cooperativas de trabalhadores rurais e de prefeituras municipais participaram de seminário promovido pela delegacia federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Mato Grosso do Sul (DFDA-MS) no assentamento de Aroeira, a 90 quilômetros do município de Chapadão do Sul.

Durante o encontro, os participantes tiveram acesso a informações detalhadas sobre programas onde podem comercializar seus produtos. Foram abordados, em especial, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

“O seminário faz parte de um ciclo de eventos que a delegacia do MDA no estado realiza desde o ano passado, atendendo a demandas de cooperativas e prefeituras. E o interesse tem sido cada vez maior por parte de ambos. Já temos mais dois seminários agendados: um, no dia 13 de maio, em Naviraí, e outro no dia 14, em Amambai”, informa a coordenadora estadual de políticas públicas do MDA, Adriana Rosa.

A servidora, que também é analista – cedida pelo Incra – em Reforma e Desenvolvimento Agrário, assinalou que, no caso das prefeituras, a curiosidade é sobre como adquirir os alimentos saudáveis e sem agrotóxicos produzidos pela agricultura familiar para fornecer aos alunos das escolas municipais. “Os prefeitos que já aderiram ao programa já constataram que todos – agricultores, alunos e prefeitura – ganham, não só no preço, mas, também, na qualidade”, acrescenta Adriana.

O seminário contou com palestras como a do delegado da DFDA-MS, João Batista dos Santos (João Grandão) que apresentou os programas do MDA, e do técnico do Ministério da Agricultura (Mapa/SFA-MS), Luiz Marcelo, que abordou as boas práticas na produção de alimentos, com ênfase nas questões sanitárias. Também estiveram presentes representantes da Conab e da Secretaria Municipal Agricultura de Chapadão do Sul.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet