Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cooperativismo

Abate de Bovino, Ovino e Suíno

Feirantes e açougueiros participam hoje da primeira assembléia da Ababos

Foto: Olhar Direto

A reunião da Ababos será na Câmara de Barra

A reunião da Ababos será na Câmara de Barra

Os pequenos produtores, feirantes e açougueiros da região de Barra do Garças foram convidados para participarem da primeira assembléia da recém-criada Associação Barra-garcense de Abate de Bovino, Ovino e Suíno (Ababos) para deliberar sobre alguns assuntos de funcionamento da entidade e do frigorífico, que está sendo instalado para atender os pequenos abates executados na região. 

Barra pode ter abatedouro público para produtores e açougueiros

A reunião prevista para começar às 19h30 de quarta-feira (17) no plenário da Câmara Municipal de Barra vai tratar sobre cadastramento efetivo dos associados uma das exigências da prefeitura de Barra do Garças para ajudar no funcionamento da Ababos. Propor a criação do regimento interno, que comporá juntamente a diretoria executiva da associação e a definição de um colegiado administrativo.

De acordo com o presidente da Ababos, José Carlos de Faria Cardoso, o fortalecimento da associação será decisivo para a prefeitura crie o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). “O prefeito Roberto Farias e o presidente do legislativo Miguelão Moreira pediram prá gente estruturar a categoria para que possamos pleitear futuramente o SIM”, completou.

O empresário Enio Basso vai apresentar nessa assembléia uma planilha de custos para reativação do Frigobasso, frigorífico de sua propriedade, que ele pretende ceder para o funcionamento da Ababos. A reunião pretende também definir os critérios para devolução dos recursos que ora cada empresário e a prefeitura estão disponibilizando para funcionamento do Frigobasso.

Pressão sanitária

Os feirantes, açougueiros e pequenos produtores estão sendo pressionados pelo Ministério Público para se adequarem a necessidade de abatedouro regularizado. O prefeito Roberto Farias destacou que a classe  - quando se une, torna mais fácil o trabalho da prefeitura, seja na ajuda que os pequenos produtores necessitam ou no auxílio que procuram. “Nós queremos que eles se unam para então ajudarmos”, destacou Beto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet