Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política

CARAVANA DA INOVAÇÃO

Três municípios reivindicam gestão do Fethab junto ao Legislativo e Executivo

Com a isenção total do Fundo Estadual de Transporte e Habilitação (Fethab) para os municípios de Cotriguaçu, Juruena e Colniza, o segmento florestal na região Noroeste reivindica do Estado à criação de uma pasta onde essas cidades administrem o recurso e aplique-os na manutenção preventiva das estradas. A medida iria regulamentar o que na prática já ocorre.

O segmento florestal da região Noroeste junto ao Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) deverá apresentar a proposta ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa.

Uma lista de reivindicação foi elaborada pelo grupo, “Caravana da Inovação” (CI), ação organizada pelo Cipem e o Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste do Mato Grosso (Simno).

Outras solicitações também constam da lista levantada pela entidade dentre elas estão, ação do Governo Estadual quanto à falta de infraestrutura nas estradas. Eles pedem a manutenção preventiva; atitude quanto à demora na análise/aprovação de projeto de manejo, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Licenças. Além o segmento pede por melhoria da rede virtual para emissão de Guias de Recolhimento, como notas fiscais eletrônicas e guias florestais.

No tocante à questão dos Resíduos florestais a proposta do segmento é de que o governo crie uma política que possibilite as empresas resolver este problema ambiental e, ao mesmo tempo, agregar valor. Nesse mesmo quesito é preciso, conforme apurado pelos representantes do Cipem e Simno que estiveram na CI, respectivamente,
superintendente de Gestão, Ramiro Azambuja e o presidente do Simno, Roberto Rios, é a necessidade da criação de uma política de incentivo para comercialização do resíduo.

Outro ponto polêmico que será apresentado está à questão da madeira Segundo eles, “nesse quesito o setor clama para que haja equiparação do valor entre Mato Grosso, Pará, Rondônia e Acre”.

O grupo também vai propor a revisão da alíquota do ICMS, considerada alta e consequentemente deixa o setor sem competitividade diante dos demais estados. A ideia é estudar alíquota menor para empresas de médio porte ou lucro presumido.

De acordo com deputado Estadual Antônio Azambuja, o Cipem está finalizando a demanda e deve encaminhar ao governador Silva Barbosa (PMDB) bem como ao presidente da AL, José Riva (PSD), nos próximos dias.

A ação “Caravana da Inovação” segue com calendário nos próximos meses com o mesmo propósito de ouvir os problemas para levar soluções a fim de buscar o fortalecimento do setor.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet