Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

Previsão

Safra de grãos da Europa reduz para 281 milhões de toneladas

04 Out 2012 - 12:22

Da Editoria - Marcos Coutinho - Da Redação - Victor Cabral

Foto: Reprodução/Ilustração

Safra de grãos da Europa reduz para 281 milhões de toneladas
Não bastasse a aguda crise financeira que assola a Europa, a safra de grãos dos países da União Europeia deverá reduzir para 281milhões de toneladas na safra 2012/13 contra 287 milhões do período anterior. O motivo, a exemplo do que já aconteceu na Rússia e EUA, é a escassez pluviométrica.

A falta de chuvas em algumas regiões, como na Espanha, causará reduções significativas, sobre tudo o trigo, aveia e sevada. De acordo com as entidades agrícolas dos 27 países da comunidade europeia, a safra reduzirá de 68 para 61 milhões.

Dados levantados pelas entidades mostram que um dos principais problemas para os europeus foi a queda de 10% na produção de milho. A redução ocorre em um momento difícil para os consumidores do cereal, principalmente para o setor de produção de carnes.

A seca nos Estados Unidos elevou os preços dos grãos para patamares recordes neste ano, onerando ainda mais o custo mundial de produção de carnes.

Na Espanha o recuo foi de 16,6 milhões de toneladas e na Itália 18,1 milhões em 2011/12. Os dados são da Copa e da Cogeca, entidades que reúnem produtores e cooperativas da Europa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet