Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Energia

condições climáticas

Chuva beneficia cana no Centro-Sul, avalia Datagro

Com chuvas acima da média em março e início de abril, os canaviais da região Centro-Sul do País apresentam melhores condições hoje do que aquelas observadas em igual período de 2012, informou nesta quinta-feira (18/4) a Datagro.

A consultoria pondera, no entanto, que o excesso de umidade levou a um atraso das operações de colheita mecanizada nos primeiros 10 dias de abril. "Se as chuvas persistirem, o perfil do plantio poderá mudar de 18 meses para 12 meses, impactando a próxima safra", afirma a Datagro, em referência ao fato de que uma redução desse intervalo tem como desvantagem o menor tempo para o preparo do solo da próxima safra e para a maturação dos canaviais.

Ainda de acordo com a consultoria, a cana colhida neste início de temporada tem apresentado bom potencial produtivo, mas contém níveis de umidade acima do normal, reduzindo expectativas quanto aos Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) para o primeiro quarto de safra. A consultoria informa também que a matéria-prima processada até agora tem quantidade considerável de impurezas vegetais, justamente por conta das chuvas, mas diz que, em geral, doenças e infestações estão sob controle.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet