Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política

calendário de atividades

Ministério participa de reunião para reestruturar a produtividade do Semiárido brasileiro

Foto: Reprodução - Ilustração

Ministério participa de reunião para reestruturar a produtividade do Semiárido brasileiro
A construção de um calendário de atividades que integre ações dos governos Federal, estaduais e municipais para reestruturar produtivamente o Semiárido brasileiro será tema de reunião realizada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, com representantes de entidades governamentais e não governamentais, nos dias 22 e 23 de abril. O encontro será realizado na sede da Embrapa Seminário de Petrolina (PE), município localizado a mais de 700 quilômetros de distância da capital Recife, a partir das 14h30.

Uma comissão do MDA formada pelo secretário-executivo, Laudemir Müller, pelo secretário da Agricultura Familiar (SAF/MDA), Valter Bianchini, e pela secretária de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), Andrea Butto, acompanhará o ministro no planejamento.

Bianchini explica que a organização das políticas públicas abrangerá medidas emergenciais e estruturantes com definição de responsabilidades entre as três esferas de governos. “Vamos debater ações que estão, por exemplo, no campo da água, da alimentação, do crédito e da assistência técnica, bem como acordar responsabilidades de todos os atores participantes dessa construção. Assim, saímos com o primeiro esboço de ações de um plano que possa fortalecer não só as atividades mais emergenciais, como também já pensar em ações mais estruturantes para convivência do semiárido a curto, médio e longo prazo.”

Durante a reunião, os participantes irão, ainda, avaliar ações e programas já ofertados aos agricultores familiares da região e as iniciativa estruturantes para os dias de chuvas – com foco no armazenamento de água. Na terça-feira (23), o ministro Pepe Vargas também visitará as instalações da Embrapa Semiárido, para conhecer experiências positivas de enfrentamento à seca.

O encontro terá a participação de integrantes dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); da Integração Nacional (MI); e do Meio Ambiente; do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri); do Conselho Nacional de Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa), da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e da sociedade civil

A formulação do calendário de atividades para reestabelecer a produção do semiárido contempla parte das medidas emergenciais de enfrentamento aos efeitos da seca anunciadas pela presidenta Dilma Rousseff, no dia 25 de março, durante solenidade de inauguração do primeiro trecho do Sistema Adutor do Pajeú, em Serra Talhada (PE), e de entrega de 22 retroescavadeiras para municípios da região.

Serviço

Reunião de construção de um calendário de reestruturação produtiva do Semiárido
Dias: 22 e 23/04 ( segunda e terça-feira)
Horário: 14h30
Local: Sede da Embrapa Semiárido de Petrolina, situada na BR 428, Km 152, Zona Rural, Petrolina (PE)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet