Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cooperativismo

primeira votação

AL/MT aprova projeto que visa à implantação de biodigestores em áreas rurais

Foto: Reprodução

AL/MT aprova projeto que visa à implantação de biodigestores em áreas rurais
Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária de Mato Grosso, o deputado estadual Zeca Viana (PDT) conquistou uma importante vitória na Assembleia Legislativa. O projeto de lei que institui o Programa de Apoio à Implantação de Biodigestores Rurais em Mato Grosso, de autoria do parlamentar, foi aprovado pelo plenário da AL/MT em primeira votação. Passo seguinte, o projeto segue para a apreciação dos membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e caso seja aprovado, o programa implantará o processo de biodigestão rural, com a utilização de resíduos agrícolas para a geração de biogás e biofertilizante.

Iniciada a instalação do Laboratório de Biogás na Embrapa Suínos e Aves

O biogás é uma mistura de gases – cerca de 75% metano (CH4) e 25% dióxido de carbono (CO2) – produzidas por bactérias que alimentam de material orgânico sem a presença de oxigênio.

Desta forma, o projeto busca contribuir para a redução do custo de produção, para a redução da emissão de gases do efeito estufa, bem como para a melhoria do sustento familiar nas áreas rurais.

De acordo com o deputado, a busca por tecnologia que colabore com a redução da poluição ambiental tem sido objeto de estudos nos mais variados segmentos, principalmente, no setor produtivo. “Trata-se de um projeto de grande interesse social, pois visa a sustentabilidade econômica. Precisamos buscar com urgência fontes alternativas de energia limpa. Estou confiante que haverá aprovação total”, diz Zeca Viana.

De acordo com a assessoria do deputado, o projeto segue para tramitação e caso seja aprovado e sancionado caberá ao Governo do Estado firmar convênios com municípios, universidades, instituições tecnológicas e de pesquisa, instituições financeiras que disponibilizem linhas de crédito, entidades de apoio ou outras entidades privadas sem fins lucrativos para a implantação do projeto.

Etapas do Funcionamento

Os excrementos animais e restos de alimentos são misturados com água no alimentador do biodigestor; em seguida dá-se início a ação de bactérias que decompõem o lixo, transformando-o em gás metano e adubo. O gás é liberado para alimentar um aquecedor ou gerador de energia e as sobras servem como fertilizantes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet