Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Pecuária

melhoria da progênie

Agropecuária Jacarezinho investe em tecnologia revolucionária de seleção para as próximas gerações de touros

Animais trarão a tecnologia das DEPs Genômicas para a melhoria da progênie. Você já ouviu falar de DEP Genômica? Pois saiba que ela está chegando ao mercado de gado zebuíno.

Tradicional parceira da Universidade Estadual Paulista (Unesp), para os desenvolvimento dos estudos com o uso da genômica aplicada à seleção em raças zebuínas, a Agropecuária Jacarezinho está focada na breve utilização da tecnologia para aumentar a acurácia das DEP´s (Diferença Esperada na Progênie) para as próximas gerações de touros.

Nos próximos leilões da Agropecuária Jacarezinho, além de animais chancelados pelo CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), os produtores terão a oportunidade de arrematar animais que tiveram seus materiais biológicos recolhidos para serem avaliados e consecutivamente genotipados. Com essa tecnologia, poderá ser trabalhada a produção de um bezerro com melhores características produtivas e reprodutivas.

Sidnei Julião, supervisor comercial da Agropecuária Jacarezinho, afirma que “a Jacarezinho é uma grande fomentadora do uso da DEP Genômica. Esta é uma ferramenta que afere e aumenta a precisão do valor genético dos animais avaliados, conferindo aos seus clientes maior segurança na compra de reprodutores. O Brasil tem uma importante parcela no cenário mundial da produção de proteína animal e com essa ferramenta podemos intensificar ainda mais a nossa produtividade”.

A seleção de animais para produção desenvolveu-se de maneira nunca vista nos últimos anos, graças ao desenvolvimento de métodos baseados na genética quantitativa. A partir dos anos 2000, surgiram ferramentas de análise de DNA baseadas nos marcadores do tipo SNP (do inglês Single Nucleotide Polimorphism), consolidadas para uso na seleção e melhoramento animal.

Desde então, um rol de possibilidades para pesquisa e aplicação surgiu com a análise de centenas de milhares de marcadores, compreendendo a determinação de paternidade, a rastreabilidade, a seleção assistida por marcadores e, mais recentemente, a seleção genômica.

Mais informações sobre a Agropecuária Jacarezinho podem ser obtidas no site www.agrojacarezinho.com.br ou pelos telefones (77) 3611-0649, (18) 3401-9300 e (77) 9903-5467 (Sidnei Julião).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet