Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Tecnologia

adubo

AveSui 2013 terá lançamento de biofertilizante da Embrapa Suínos e Aves

O biofertilizante orgânico feito a partir dos resíduos da produção suína é o destaque do estande da entidade nacional, que é resultado de um novo arranjo produtivo pensado pela empresa para resolver problemas da cadeia suína, em especial a falta de terra necessária para distribuir o adubo.

Para chegar ao novo produto, foi criada uma nova fábrica de compostagem para a produção do fertilizante. "Isto permite incluir mais famílias ao processo, para destinar corretamente à fábrica os resíduos de produção e favorece também empresas que produzem equipamentos para compostagem", explica Jean Vilas Boas, do Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Suínos e Aves, que tem sede em Concórdia (SC).

A tecnologia foi desenvolvida pelo pesquisador Paulo Armando de Oliveira. Foram três etapas até chegar ao produto final: a pesquisa da tecnologia de compostagem, o teste prático da produção e a materialização do produto, que será vendido no varejo (em supermercados e agropecuárias) em unidades de três quilos. "É um biofertilizante para ser aplicado em áreas mais urbanas, especialmente em hortas e jardins, além de servir para fertilização de grãos", reforça Vilas Boas.

A Embrapa Suínos e Aves participará também do debate conjuntural que abre a programação da AveSui, no dia 14 de maio, e terá a presença de outras entidades como União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), da Associação Brasileira das Indústrias de Biomassa e Energia Renovável (Abib), da Associação Brasileira de Reciclagem Animal (Abra) Sindirações, e terá como mediador o jornalista João Batista Olivi, apresentador do Canal Rural. "Estamos com uma expectativa muito boa para a AveSui.

O evento é referência tanto no aspecto comercial quanto no técnico e científico. Queremos mostrar nossas contribuições", destaca Vilas Boas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet