Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Energia

biodigestor anaeróbico

13ª Agrotins terá 1º Seminário de Biomassas Energéticas e Biodigestores

Com a instalação de um biodigestor anaeróbico, que gera energia a partir de resíduos de animais, o avicultor Raimundo Alves Ferreira, do município de Palmeiras do Tocantins, conseguiu reduzir mais de 30% do consumo de energia de sua propriedade. O avicultor será um dos palestrantes do ‘I Seminário de Uso das Biomassas Energéticas e Biodigestores nos Sistemas Agropecuários’, que acontecerá durante a 13ª Agrotins – Feira de Tecnologias Agropecuária do Tocantins.

A propriedade de Raimundo Alves foi uma das pioneiras na implantação de biodigestor, a partir de resíduos de aves no Brasil. Implantado em 2007, o aparelho propiciou uma acentuada diminuição no valor da conta de energia da propriedade. “Tinha um alto consumo de energia, em razão da granja industrial, mas consegui reduzir um terço do consumo e ainda tenho o biofertilizante, que uso em pastagens e lavouras”, explicou o produtor.

Raimundo Alves apresentará palestra sobre a inserção do biodigestor na pecuária tocantinense dentro do ‘Seminário de Uso das Biomassas Energéticas e Biodigestores’. O evento acontecerá durante o terceiro dia da Agrotins, dia 9 de maio, com programação entre às 9h e 17 horas. Na ocasião, também serão realizadas palestras sobre Geração de Energia com Biogás; Dimensionamento do Biodigestor, Linhas de Créditos, dentre outros.

O Seminário será realizado pela Diretoria de Agroenergia da Seagro – Secretaria de Agricultura e Pecuária. De acordo com Reginaldo Novais, assessor executivo da Seagro, o intuito é apresentar uma tecnologia que possibilite aos produtores rurais, em especial aos pecuaristas, produção de energia, de forma sustentável, em sua propriedade e também reduzir a emissão dos gases de efeito estufa.

Biodigestor

Durante os cinco dias da Feira um biodigestor constituído, basicamente, de uma câmara fechada ficará exposto para apreciação. Nele, a biomassa (resíduo bovino) é fermentada e como resultado ocorre a liberação de biogás e de biofertilizante. O aparelho será apresentado por uma especialista da empresa Recolast Ambiental (fabricante de biodigestor), em parceria com a Senergam, e será uma das atrações do Portal da Pecuária.

13ª Agrotins

A Feira de Tecnologia Agropecuária, que acontecerá entre os dias 7 e 11 de maio, deve atrair a atenção de produtores, empresários e pesquisadores do agronegócio de todo o Estado e diversas partes do País. O evento, que está em sua 13ª edição, acontecerá no Centro Agrotecnológico de Palmas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet