Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Ecologia

Eficiência

Ecofogão reduz em mais de 50% o consumo de lenha em relação aos fogões tradicionais

O estudo foi feito em 2010 porTainah Madureira Regueira, como trabalho de conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas com ênfase em Ciências Ambientais, pela Universidade Federal de Pernambuco.

Foto: Reprodução - Ilustração

Ecofogão reduz em mais de 50% o consumo de lenha em relação aos fogões tradicionais
O uso da lenha tem sido uma das causas do desmatamento na região semi-árida do Brasil. Apenas 20% da lenha consumida na região vêm do manejo sustentável. Além disso, o uso de fogões a lenha traz conseqüências para a saúde das mulheres, principalmente quando esses apresentam baixa eficiência.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, por ano, as doenças respiratórias causadas pela fumaça são responsáveis pela morte de milhões de crianças e mulheres em todo o mundo. O Projeto Dom Helder Câmara do Governo Federal Brasileiro, com o apoio do Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA) e o Fundo para o Meio Ambiente (GEF), dá assistência às famílias agricultoras nas comunidades e assentamentos da região semi-árida, promovendo o uso sustentável dos recursos renováveis, o desenvolvimento regional e a superação da pobreza rural. Uma das iniciativas é a disseminação de modelos de fogões a lenha mais eficiente.

O estudo fez comparação entre o modelo do Ecofogão com o modelo convencional estimando a redução do uso de lenha, oferecendo uma base confiável para estimar os impactos ambientais e a saúde da família em Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú, Pernambuco.

Os resultados do estudo mostraram um aumento na eficiência de 64% no Ecofogão comparado com o fogão convencional, e também indicaram que o Ecofogão usou entre 53 e 57% menos lenha que o fogão convencional. Como conseqüência, reduziu o trabalho de coletar e armazenar a lenha em casa. Os depoimentos dos familiares referem que o Ecofogão pode trabalhar com vegetação secundária, resto de madeira e materiais alternativos como sabugo de milho. Também foi visível que o Ecofogão produz menos fumaça do que o normal.

Através deste estudo, foi possível concluir que a disseminação desse modelo de fogão na região semi-árida pode gerar impactos positivos para o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das famílias rurais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet