Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

sanidade veterinária

AGS comemora o dia do Zootecnista em Goiás e destaca o PNDS

02 Mai 2013 - 11:22

ABCS - Associação Brasileira dos Criadores de Suínos

Com a presença de mais de 160 profissionais, o projeto apresentou os resultados de 2012 e as expectativas para este ano. Para iniciar as atividades comemorativas do dia do zootecnista, que é celebrado em 13 de maio, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás (CRMV-GO) realizou, no dia 20 de abril, o II Ciclo de Palestras da Zootecnia, evento que reúne informações atuais sobre a área e as oportunidades que a profissão apresenta como o agronegócio. Pensando nisto, a Associação Goiana de Suinocultores (AGS) junto ao Sebrae/GO e ao Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) promoveram a palestra de abertura sobre o PNDS e seus resultados na cadeia suinícola.

Ministrada pelo professor e doutor em veterinária, Euripedes Laurindo Lopes, a palestra contou com a participação de mais de 160 alunos, que puderam ver na suinocultura uma oportunidade de crescimento. Segundo a gestora executiva da AGS, Crenilda Neves, o evento foi uma grande oportunidade de iniciar as ações do PNDS no estado. “Só ouvi elogios dos participantes, alguns até de outras regiões que perguntaram como levar as nossas palestras para outras universidades de Goiás. Ficamos muito satisfeitos com os retornos e acredito que foi um grande início para nossas ações estaduais”, comenta.

Dentre as atividades, os alunos conheceram o “Mercado e a Política Profissional” na palestra do presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), Walter Mota Ferreira, e entenderam a importância da zootecnia frente ao agronegócio na palestra do vice-presidente da ABZ, Ézio Gomes da Mota. Durante o evento também houve palestras motivacionais e shows sertanejos. Para a integrante da Comissão Estadual de Zootecnia do Conselho de Medicina Veterinária e Zootecnia do estado do Goiás e professora, Luciana Rufino, o encontro proporcionou mais do que conhecimento, trouxe oportunidades. “Ficamos muito satisfeitos com a participação da AGS e do PNDS, com este apoio pudemos unir 90% dos alunos de zootecnia do estado do Goiás, uma forma de integrar as universidades do estado e de compartilhar conhecimentos”.

Segundo a estudante de zootecnia do Instituto Federal Goiano, Rio Verde/GO, Talita Martins, as informações sobre o projeto e sobre o setor suinícola ampliam os campos de trabalho do zootécnico. “O evento foi muito interessante, já havia lido sobre o PNDS, mas pude esclarecer varias dúvidas sobre a suinocultura, que é uma área que pretendo trabalhar”, diz.

Segundo o vice-presidente do CRMV-GO, Elis Aparecido Bento, o evento será realizado todos os anos e conta com as parcerias firmadas em 2013. “Agradecemos a parceria da AGS que trouxe informações relevantes sobre a suinocultura e a Comissão de Zootecnia pelo esforço e dedicação no ciclo de palestras”, encerra.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet