Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Reduzir, reutilizar e reciclar

Mudança comportamental na destinação do lixo caseiro mira proteção ambiental

Foto: Reprodução - Ilustração

Reduzir, reutilizar e reciclar são palavras de ordem em todo o mundo

Reduzir, reutilizar e reciclar são palavras de ordem em todo o mundo

Reduzir, reutilizar e reciclar. Palavras de ordem que alguns ainda trocam pelo uso do cínico argumento de que se ‘não jogarmos o lixo na rua, o que será dos garis?’. Contudo, grande parte da população já criou consciência ambiental suficiente para rever a maneira como se relaciona com sua casa: o planeta Terra. É o que revela estudo da Universidade de Cuiabá (Unic).

MT é líder de desmatamento na Amazônia; estado responde por 47% do total

A reciclagem do lixo - considerada a única solução ambientalmente correta e viável para os milhares de toneladas de lixo que são produzidas diariamente nas grandes cidades -, já é prática comum entre os cidadãos de metrópoles como São Paulo e Belo Horizonte.

Uma AGRISHOW cada vez mais sustentável

Novas tecnologias possibilitam a reciclagem da maioria dos dejetos produzidos pelo homem e, somando-se a isso a correta separação do que pode ser reaproveitado do que é matéria orgânica, garante a redução da depredação e exaustão de recursos naturais. Em outra frente, empresas investem em pesquisa para análise e busca de soluções para reciclagem de seu lixo.

Dados mostram que a cada dia o País acumula mais de 260 mil toneladas de detritos, o que indica um índice de desperdício alarmante. De acordo com o estudo, não se resolverá o problema construindo novas usinas de lixo: o brasileiro precisa aprender a gerar menos lixo. E se reeducar. Com urgência.

Segundo a pesquisa, este é na verdade um trabalho de ordem cultural. Afinal, o lixo é mais que um problema: é um indicador do estilo de vida. A mentalidade do desperdiço está sendo superada, tendo-se em mente a reutilização de tudo o que for possível e a reciclagem daquilo que tiver outra finalidade.

Proteção ambiental

“Com estas preocupações, muitas organizações estão procurando reeducar seus funcionários e até mesmo suas famílias no sentido da proteção ambiental, pois de nada adianta educar para haver menos desperdício e deixar de lado a questão do meio ambiente, transformando rios, lagos, praias e outros locais, em verdadeiros depósitos de lixo ou matérias em decomposição”, argumenta Reinaldo do Carmo de Souza, professor da Unic pelo Programa de Expansão Universitário – PEU.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet