Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Tecnologia

pesquisa

1º Seminário de Piscicultura promove transferência de tecnologia e troca de experiência

10 Mai 2013 - 15:26

Assessoria de imprensa do Sindicato Rural de Tangará da Serra

Foto: Sérgio Roberto Reichert

1º Seminário de Piscicultura promove transferência de tecnologia e troca de experiência
Acontece nesta sexta-feira e sábado (10 e 11) o 1º Seminário de Piscicultura de Tangará da Serra. A abertura do evento foi às 8h, no auditório da OAB, em Tangará da Serra. O evento é promovido pelo Sindicato Rural de Tangará da Serra e o Cat Parecis, com patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e apoio da Prefeitura Municipal, através das secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Meio Ambiente (Semmea), e de Indústria, Comércio e Serviços. Também apóiam a iniciativa a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Tangará da Serra (Aeats), Aprosoja – Núcleo Tangará da Serra - e o Sebrae.

Piscicultura e aqüicultura em MT recebem incentivos para produção

Piscicultura gera novas oportunidades de emprego e renda no campo

O objetivo do evento é permitir a transferência de tecnologia e troca de experiência sobre a piscicultura entre pesquisadores, técnicos e produtores da região e de todo o estado.

O analista de Educação Profissional Rural, Garibaldi Toledo de Moraes Júnior, representou o Senar-MT durante a abertura do evento, apresentando o portifólio de treinamentos da instituição para a cadeia produtiva da Piscicultura.

A piscicultura é uma atividade em franco crescimento no Brasil, proporcionando emprego e renda, além de contribuir para a preservação de rios e da ictiofauna. Estatísticas revelam a viabilidade da piscicultura, na medida em que tem surgindo grandes empreendimentos em todo o país com grandes benefícios às pequenas propriedades, de onde se origina grande parte do volume de produção de peixes. Mato Grosso, por sua vez, é o primeiro estado do país em produção de peixes nativos e o quinto em produção de pescado.

Programação

• 10 de Maio 2013 – Auditório OAB de Tangará da Serra/MT.
08:15 - Piscicultura Comercial - A Tendência do Agronegócio ( Dr.ª Adriana Fernandes Barros – UNEMAT Pontes e Lacerda/MT).
09:05– Legislação Estadual de Fiscalização dos Pescados no Estado de Mato Grosso: Apresentação do Plano Safra da Pesca e Aquicultura (Marlene Alves de Assunção – Superintendente Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura do Mato Grosso).
09:55 – Licenciamento Ambiental para a Piscicultura no Município de Tangará da Serra. (Anthero Luís dos Santos – Engenheiro Florestal de Tangará da Serra).
10:30 - A Importância da Assistência Técnica Especializada
. (André Luiz Scarano Camargo – Diretor da Escama Forte).
13:30 - Melhoramento Genético de Peixes.( Dr. Jayme Aparecido Povh – UFMS Campo Grande/MS).
14:25 - Manejo Nutricional de Peixes Nativos – Cria, recria, engorda e reprodução.(Msc. Thiago Matias Torres do Nascimento – Centro de Aquicultura da UNESP de Jaboticabal/SP).
15:35– Doenças em Peixes Nativos: Principais Patógenos e Manejo Preventivo. (Med. Vet. Santiago de Pádua – UNESP Jaboticabal/SP).
16:30 – Reprodução de peixes de Agua Doce ( Dr. Divina Sueide/UNEMAT Tangará da Serra/MT).
17:25 – Outorga para a utilização da Água ( Msc. Décio Siebert – Presidente do CHB Sepotuba).
17:50 – Mesa redonda com a participação de todos os palestrantes.

• 11 de Maio de 2013 – Sitio Pica Pau ( Rodovia 358, entrada atrás da UNEMAT)
07:30– Instruções Básicas para Construção e Manejo de Tanques na Piscicultura. (Francisco das Chagas de Medeiros SEBRAE/MT).
08:35– Desafios e Oportunidades da Piscicultura Mato-grossense (Dr. Fernando Macedo – Rações VB).

(*) Informações e inscrições no Sindicato Rural de Tangará da Serra, (65) 3325-0142 ou pelos telefones (65) 3329-1127 / 9973-9543
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet