Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cooperativismo

primeiro lote

Tecidos doados pelo Grupo Scheffer são transformados em shorts e lençóis e entregues ao HCan

O Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCan) recebeu, nesta sexta-feira (10), o primeiro lote de peças de enxoval formado por shorts, camisas, camisolas, lençóis e fronhas, entre outros - são aproximadamente 2,5 mil itens que serão utilizados no dia a dia do hospital.

Foto: Reprodução

Tecidos doados pelo Grupo Scheffer são transformados em shorts e lençóis e entregues ao HCan
O Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCan) recebeu, nesta sexta-feira (10), o primeiro lote de peças de enxoval formado por shorts, camisas, camisolas, lençóis e fronhas, entre outros - são aproximadamente 2,5 mil itens que serão utilizados no dia a dia do hospital. “O uso será praticamente imediato, já que a quantidade de peças de enxoval em circulação está insuficiente”, afirma José dos Passos, coordenador da lavanderia, transporte e segurança do HCan que recebeu as peças de Osmar Rodrigues, coordenador do Projeto Japuíra, responsável pela confecção do enxoval.

Professora vê vida ser transformada por projeto Japuíra do Instituto Mato-grossense do Algodão

Projeto Japuíra qualifica mulheres da comunidade em Mato Grosso

O enxoval do HCan está sendo confeccionado por grupos de costureiras do interior de Mato Grosso capacitadas pelo Projeto Japuíra – uma iniciativa dos produtores de algodão que visa estender à população em geral os benefícios da cotonicultura mato-grossense.

De acordo com a assessoria da AMPA, o lote entregue inclui fronhas, lençóis e uma peça denominada campo cirúrgico, que envolve os instrumentos utilizados em cirurgias. Depois de conferidas e organizadas em novos lotes pela equipe da lavandeira do HCan, essas peças passarão por um processo de lavagem e esterilização antes de serem colocadas em uso.

O responsável por receber o enxoval considerou “excelente” a qualidade do material, confeccionado a partir de peças de tecidos doadas pelo Grupo Scheffer, que atendeu a um pedido da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) iniciando uma nova forma de parceria com o HCan: a doação de enxoval a ser utilizado pelos pacientes e nos procedimentos do hospital.

“Essa parceria entre os produtores de algodão mato-grossenses e o Hospital de Câncer de Mato Grosso comprova a disposição dos associados da AMPA de contribuir com a sociedade, além de reafirmar o valor do algodão como matéria-prima”, diz Milton Garbugio, presidente da AMPA e do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), responsável pela realização do Japuíra.

Capacitação
Em nove anos de existência o projeto já capacitou mais de 3 mil pessoas em ações executadas em 26 municípios mato-grossenses, e foi responsável pela criação de 34 grupos especializados em confecção. Alguns desses grupos, sediados nos municípios de Poxoréu, Barra do Bugres e Rondonópolis, estão finalizando as peças do HCan. Com isso, os grupos de costureiras capacitadas pelo Japuíra estão consolidando sua posição no mercado e assegurando renda, já que o trabalho será remunerado pela AMPA.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet