Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Pecuária

orientação

Especialista vem a MT falar sobre mercado e nutrição de bovinos no período da seca

Foto: Reprodução

Especialista vem a MT falar sobre mercado e nutrição de bovinos no período da seca
Nos próximos dias 14 e 16 de maio,o palestrante José Leonardo Ribeiro, gerente de produtos Ruminantes da Guabi, estará nos municípios de Nova Monte Verde e Alta Floresta (Mato Grosso), para abordar o mercado e nutrição de bovinos no período da seca. A finalidade é orientar os produtores sobre a importância da suplementação no período seco. As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever até o dia 10 de maio.

Guabi realiza palestra sobre nutrição de peixes no Macapá (AP)
Delegação brasileira vai à Austrália para atualização técnica sobre pecuária tropical

A produção pecuária dos países localizados no trópico sul é afetada pela estacionalidade da produção de forragens, e este é um fato que gera a necessidade de suplementação mineral e proteica dos bovinos no período seco do ano, quando o objetivo dos pecuaristas é o incremento do ganho de peso dos animais, informa a assessoria da Guabi.

"O animal só desempenhará satisfatoriamente suas funções produtivas e reprodutivas se tiver uma alimentação com qualidade e quantidade de nutrientes adequadas", explica o especialista.

Na tentativa de elevar a produção de forragem, muitos produtores vedam piquetes precocemente, o que resulta em aumento do intervalo entre cortes do capim. A prática resulta em alterações significativas na estrutura e composição do capim, que será pastejado pelo animal. A maior altura do dossel forrageiro será representada por incremento de haste, que apresenta valor nutritivo bem inferior às folhas.

Quanto maior a altura do dossel forrageiro, no momento do pastejo, maior o tempo para realização de um bocado, o que poderá acarretar em menor consumo de forragem ao longo de um dia de pastejo. A forragem consumida apresentará menores teores de minerais e proteína bruta, porém maior teor de fibra.

A deficiência de fontes nitrogenadas no rúmen, suplementação dos animais com nutrientes limitantes na forragem (proteína, energia e minerais) e manutenção de animais em regime de pasto são outros assuntos que serão abordados durante a visita do especialista à MT.

Recomendação
A Guabi recomenda aos pecuaristas as linhas de ureados (Guabiphos 40 Uréia e Guabiphos 55 Uréia), proteinados (Guabiphos 30 RM Secas e Guabiphos 50 Secas DS), proteico/energético (Guabiphos Supripasto 30 RM) e o Supripasto 28, produto indicado para bovinos em regime de semiconfinamento, dentre outros produtos.

Sobre a Guabi

Com 38 anos no mercado, o Grupo Guabi é hoje um dos maiores produtores de rações e suplementos do país e conta com oito unidades fabris localizadas em Campinas (SP), Bastos (SP), Sales Oliveira (SP), Pará de Minas (MG), Anápolis (GO), Além Paraíba (MG), Goiana (PE) e Pecém (CE).

Serviço

Palestra: Mercado e nutrição do período da seca
Ministrante: José Leonardo – gerente de produtos ruminantes do Grupo Guabi
Local: Alta Leilões – Alta Floresta (MT)
Data: 16 de maio de 2013 – 19h
Inscrição pelo telefone: (66) 3521 – 2644
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet