Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura

agricultores familiares

Coordenadores de assistência técnica recebem curso sobre políticas de comercialização

No Norte do Brasil, mais de 27 mil agricultores familiares em extrema pobreza recebem Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pelo Plano Brasil Sem Miséria. Ao todo, são 815 técnicos capacitados pelos coordenadores de Ater da região.

Esta semana, 36 dos coordenadores de Ater do Brasil Sem Miséria da região Norte fizeram o curso promovido pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília, na Escola Nacional de Administração Pública.

“O curso qualifica o papel dos coordenadores, permitindo melhor assessoria aos técnicos de campo e assistência técnica de mais qualidade às famílias beneficiárias do Brasil Sem Miséria. O acesso ao PAA e ao Pnae será ampliado e melhor qualificado com a formação dos coordenadores de equipe”, ressaltou o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Argileu Martins da Silva.

O curso, que se encerra nesta sexta-feira (10) e visa subsidiar o acesso dos agricultores familiares ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), oferece aos coordenadores dos estados de Rondônia, Tocantins, Pará, Acre e Amazonas os conhecimentos e as ferramentas necessárias das políticas públicas de comercialização para que possam repassá-las aos técnicos, dando continuidade ao trabalho de campo. Técnicos do MDA tiraram dúvidas, discutiram sobre o papel dos coordenadores e apresentaram o Sistema Informatizado de Ater (Siater).

O PAA ganhou destaque nas atividades, assim como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) que foi apresentando aos participantes, a fim de promover geração de renda às famílias.

“Queremos que os coordenadores montem estratégias próprias de acordo com a realidade da região para que essas famílias sejam incluídas nas políticas públicas de comercialização”, acrescentou a coordenadora geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do MDS, Ana Luiza Müller.

O coordenador da empresa de Ater Agropará, do Pará, Cláudio Santos Martins, participou do curso com dois coordenadores de Ater da Agropará. Eles orientam 19 técnicos que atendem 750 famílias de agricultores familiares em sete municípios do estado. “O curso faz com que o trabalho fique mais operacional para atingir o objetivo de prestar Ater à população na extrema pobreza.”
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet