Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Pecuária

Criadores da Colômbia e Costa Rica vêm para Feicorte 2013 interessados no Simental e Simbrasil

A Feicorte 2013 promete ser palco de mais um show das raças Simental e Simbrasil. Cerca de 200 exemplares oriundos dos melhores criatórios do Brasil vão participar da 22ª Exposição Nacional, 4ª Etapa do Ranking Paulista e 1ª Etapa do Ranking Nacional Simbrasil, eventos organizados pela Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS) e pelo Centro Paulista das Raças Simental e Simbrasil (CPRSS).

O evento internacional marca também o início das comemorações dos 50 anos de fundação da ABCRSS, que assiste o crescimento do número de associados nos últimos cinco anos e a maior integração de criadores através de sete Núcleos Regionais distribuídos pelo país.

Uma delegação formada por criadores da Colômbia e da Costa Rica visitarão a Feicorte 2013 para prospectar negócios com as raças Simental e Simbrasil, particularmente interessados nesta última. Também visita a Feira Internacional e será juiz da raça Simental, o engenheiro agrônomo e especialista em produção animal, Fernando Carmine, presidente da Associação da Raça Simental no Chile e da Associação de Criadores de Bovinos do Chile.

Na noite de 20 de junho, a partir das 20 horas, tradicionais criatórios vão ofertar animais campeões de pista, tourinhos e genética de reprodutores consagrados no Leilão Simental Premium/Parade. O remate é promovido pela Casa Branca Agropastoril, David Jesus Gil Fernandez (Fazenda Alambary), Júlio César Anguita e convidados especiais.

Inscrições e julgamentos

Criadores podem inscrever seus animais até o dia 21 de maio diretamente na ABCRSS pelo telefone (28) 3521-5666 ou pelo e-mail simental@simentalsimbrasil.org.br. A entrada dos animais acontece durante as 24 horas dos dias 15 e 16 de junho. A pesagem, data base e mensuração estão marcadas para o dia 17. Os julgamentos acontecem entre os dias 19 e 21. Este ano a raça Simbrasil será avaliada pelo médico veterinário Marcelo Gaeta e a raça Simental pelo presidente da ACBC, Fernando Carmine.

A 19ª Feicorte (Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne) será realizada de 17 a 21 de junho, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP). É o maior evento indoor da cadeia da pecuária de corte do mundo e se destaca como principal vitrine do setor, referência em qualidade, pesquisa, tecnologia, equipamentos, produtos e serviços.

Mais informações sobre a 22ª Exposição Nacional das Raças Simental e Simbrasil podem ser obtidas também pelos telefones (11) 3862.5292 / (11) 99443.2161 ou simental@terra.com.br.

50 anos da ABCRSS

A Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil - ABCRSS foi fundada em 1963 por Agostinho Caiado Fraga (Fraguinha), em Cachoeiro de Itapemirim/ES, e hoje conta com 2.565 associados inscritos desde a criação, distribuídos por todo o país. Mais de 390 mil exemplares Simental (Mestiços, PC e PO) e 37 mil da raça Simbrasil (dados até 11/2012) estão no registro oficial. Estima-se que mais de 1,5 milhão de bovinos com sangue destas raças faça parte do rebanho brasileiro em sistemas produtivos de carne e leite. Na 15ª Edição (2012), o Sumário de Touros avaliou 84,8 mil animais de ambas as raças dentro do Programa de Melhoramento Genético iniciado nos anos 70. Nos últimos quatro anos a Associação intensificou o intercâmbio de genética com países latino-americanos destacando-se Costa Rica, Panamá, México, Colômbia e Chile. Em 2012 iniciou o projeto de certificação para marcas de carne dentro do conceito Top Beef Premium. Saiba mais: www.simentalsimbrasil.org.br.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet