Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Ano Internacional

Água é o tema central da IX edição da Semana do Meio Ambiente

Durante o evento serão discutidos temas como a logística reversa, o abastecimento e o uso sustentável da água.

Foto: Reprodução

Água é o tema central da IX edição da Semana do Meio Ambiente
Ética e a Água, Saneamento e Distribuição de água em Cuiabá, Logística Reversa de embalagens e agrotóxicos, Água e Educação Ambiental e a Qualidade da Água das Bacias de Mato Grosso serão temas discutidos por autoridades conservacionistas, durante a Semana do Meio Ambiente, que ocorrerá entre os dias 05 e 07 de junho. Segundo assesasoria, a água é o tema escolhido pela ONU - Organização das Nações Unidas – através da Unesco,e foi adotado mundialmente.

O tema de 2013 é “Ano Internacional de Cooperação da Água”. Nesse contexto, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e parceiros realizam o evento na sede do Ministério Público Estadual. Será a IX Edição da Semana Estadual do Meio Ambiente.

“De gota em gota podemos salvar o planeta”, é o lema principal do evento que comemora no dia 05 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia.

Acompanhando as temáticas nacionais e internacionais, estarão sendo discutidos em palestras, mesas redonda, painéis, exposições e demais atividades, questões como a entre outros.

A superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Márcia Montalvão Guedes Cesár, lembrou que Mato Grosso, por abrigar uma extensa rede hidrográfica, que abrange parte das maiores bacias hidrográficas do Brasil - Amazônica, Platina e Tocantins Araguaia - , não poderia se esquivar da responsabilidade que lhe é posta pela sociedade global e local em relação a questão ambiental da atualidade.

“A Semana do Meio Ambiente é um exercício da cidadania e tem por objetivo promover a participação da comunidade na conservação do patrimônio natural do Estado. É uma oportunidade para que a sociedade e o poder público somem esforços e dialoguem em busca de mudanças de valores e comportamentos, atitudes individuais e coletivas dentro de princípios ambientalmente corretos”.

Durante a programação será comemorado os 10 anos do Conselho Estadual de Recursos Hídricos e haverá a assinatura do Protocolo de Atendimento às Emergências Químicas no Estado de Mato Grosso. Estão previstas ainda exposições de fotografias, apresentação de experiências exitosas com aproveitamento de água, apresentações culturais e distribuição de mudas de espécies nativas. O pulmão inflável, da Campanha Mato Grosso sem fumaça será uma das atrações.

O evento é dirigido à comunidade em geral e alunos da rede pública de ensino.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet