Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Pecuária

Boi desvalorizado

Com mercado desaquecido, intenção de confinar cai 12 % em relação ao ano passado

21 Mai 2013 - 07:00

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução

Com mercado desaquecido, intenção de confinar cai 12 % em relação ao ano passado
A intenção de confinar gado em Mato Grosso em 2013 é 12% menor que no mesmo período do ano anterior, segundo divulga a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).

De acordo com o superintendente da Acrimat, Luciano Vacari, apesar de os preços do milho estarem em queda, o fator decisivo é o mercado. “Sem o boi estar valorizado, não compensa confinar. O preço da arroba tem que compensar o investimento do confinamento”, diz.

Inovação permite confinamento de até 70 bois com cocho de 4,2m

Levatamento encomendado pela associação ao Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostra que 809,5 mil cabeças de gado devem ser confinadas este ano, segundo intenção dos pecuaristas.

Em 2012, a intenção divulgada no mesmo período era que 929,9 mil animais fossem terminados no cocho. No entanto, ao final do ano constatou-se o confinamento de apenas 792,7 mil animais, um número relativamente baixo comparado com os anos anteriores.

Preço de milho em baixa e arroba do boi em alta favorece confinamento em MT

Apesar de a expectativa de confinar este ano ser maior que o volume efetivamente confinado em 2012, a Acrimat divulga que “a tendência é de que os pecuaristas sejam mais cautelosos antes de optar pelo confinamento”.

Concorrência com o frango


Luciano Vacari alerta que a euforia em virtude da redução no preço do milho deve ser reduzida porque o insumo também é a principal fonte das aves e, por isso, a demanda interna poderá fazer com que os preços voltem a subir.

“O frango é concorrente do boi tanto com relação à ração, quanto nas prateleiras dos supermercados. Frango mais barato implica na redução do consumo da carne bovina. Então, por mais que os preços do grão estejam em queda, eles podem oscilar devido à demanda da ave”, explica o superintendente da Acrimat.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet