Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

Disputa acirrada define classificados ao Freio em Rio Grande

José Fonseca Macedo, montando a égua Escolta do Capão Grande, conquistou em casa a primeira colocação entre as fêmeas e ao lado de Lindor Collares Luiz, primeiro entre os machos com Brazão do Roraima, comemorou a chance de vencer mais uma vez a maior prova de seleção da raça que acontece no mês de agosto, em Esteio/RS.

Com 47 animais em pista, a avaliação morfológica deu início, na manhã de sexta-feira, 17, à programação da semifinal. À tarde, as fêmeas realizaram a etapa de Andaduras, Figura, VSP e Esbarradas, dando forma a primeira parcial do evento. Sob julgamento dos criadores Lauro Varela Martins, Roberto Martins Crespo e Telmo Ferreira, Escolta do Capão Grande largou em segundo na morfologia e seguiu brigando pela ponta na primeira prova funcional.

“Quando conseguimos o bom resultado nas andaduras senti que a égua não estava para brinquedo e tive certeza de que conseguiríamos a classificação”, conta Macedo. A liderança, entretanto, foi assumida somente no sábado na primeira etapa de mangueira quando o ginete enfrentou as arquibancadas lotadas e a expectativa da família e amigos.

Segundo ele, correr em casa é sempre muito bom por ter o carinho da torcida, por outro lado a pressão é muito maior. “O medo de decepcionar é grande. Por isso, conseguir retribuir com um resultado desses é gratificante”, considera. Sobre Escolta do Capão Grande, Zeca Macedo – como é conhecido no meio crioulista – comenta que a égua está em excelente estado. “Ela demonstrou muita valentia e superou todas as minhas expectativas. Penso que posso ter encontrado a égua do Freio”, afirma.

*Indefinição até o final* Entre os machos, o resultado foi definido na última fase da competição. Avaliado pelos jurados Jean Carlos Santos Mendes, Jorge Aginelo do Nascimento e Rodrigo Albuquerque Py, Brazão da Roraima começou a disputa com a quarta melhor nota de morfologia e seguiu tentando a liderança. Até o início da segunda fase, quando apenas os finalistas entraram a pista, o Freio de Prata 2012 Abre Cancha da Onicron e Farandola da Mangueira Velha transitavam pelas duas primeiras posições.

Foi na segunda etapa de mangueira que Brazão passou à frente e a prova de campo serviu apenas para confirmar o bom desempenho do garanhão do município paranaense de Ventaria. “Tivemos um evento de alto nível e grande dificuldade com animais bastante parelhos, por isso não foi fácil. Mas acreditava neste cavalo. Na mangueira não tive mais dúvidas de que teríamos uma boa colocação”, conta o ginete Lindor Collares Luiz.

Além dos primeiros colocados nas categorias fêmeas e machos, Rio Grande classificou mais seis animais que disputarão com os selecionados nas demais regiões a grande final da Expointer. Depois da cidade gaúcha, a capital uruguaia Montevideo será a próxima cidade a sediar uma classificatória ao Freio de Ouro 2013. O evento acontece entre os dias 23 e 26 de maio e dará a chance de mais oito animais disputarem a grande final da Expointer.

O Freio de Ouro conta com o patrocínio da Ipiranga, Massey Ferguson, Vivo, Banrisul e Chevrolet e apoio da Supra e Nova Schin. O evento de Rio Grande teve o apoio da Estância Tamanca, responsável pelo empréstimo do gado, e da Prefeitura de Rio Grande.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet