Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cooperativismo

ASSOCIATIVISMO

Condomínios e sindicatos rurais recebem capacitação na área administrativa

Conhecer, administrar e criar associações, cooperativas, sindicatos e condomínios rurais utilizando processos de planejamento, gerenciamento e tomadas de decisão. Essas são as habilidades que um participante do treinamento de Associativismo e Cooperativismo, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), podem adquirir.

Foto: Ascom Senar-MT

Treinamento qualifica trabalhadores rurais em Canarana

Treinamento qualifica trabalhadores rurais em Canarana

Conhecer, administrar e criar associações, cooperativas, sindicatos e condomínios rurais utilizando processos de planejamento, gerenciamento e tomadas de decisão. Essas são as habilidades que um participante do treinamento de Associativismo e Cooperativismo, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), podem adquirir durante o curso, conforme argumento do instrutor Carlos Sebastião Barbosa Guerreiro, que conduziu as atividades do treinamento.

Governos municipal e estadual se unem ao Senar para oferecer cursos à população

Sindicatos e Senar-MT oferecem curso do Pronatec Rural

O presidente do Sindicato Rural, Alcindo Cancian, explica que as necessidades da comunidade rural são analisadas ao solicitar os treinamentos do Senar-MT juntamente com sua equipe. “O treinamento de Associativismo e cooperativismo ’ mostra a importância de os produtores estarem mais unidos para se fortalecerem e diminuírem custos de produção. Hoje em dia, o individualismo não diminui custos; trabalhar junto é bem melhor, ressalta Cancian.

A turma apresentava três grupos: uma cooperativa, uma associação de pequenos produtores e um grupo informal de uma horta comunitária. “Encontramos situações semelhantes entre esses grupos, pois não estavam conseguindo se organizar internamente ”, afirma o instrutor. Ele explica que essa dificuldade em comum fez com que ele focasse na solução administrativa. “Foram passado o conteúdo do treinamento, porém, pela necessidade dos participantes, houve necessidade de aprofundarmos em temas como planejamento, construção de objetivos e metas, plano de ação ”, diz Guerreiro.

Um dos grupos que estavam buscando se organizar administrativamente era formado por cinco membros da Associação Agroecológica dos Pequenos Produtores Rurais da Gleba Suiá. Raquel de Oliveira Marçal da Cruz, que faz parte da associação e do Projeto de Assentamento Suiá, localizado a 50 km de Canarana, conta que no total há 79 famílias morando lá e que algumas delas produzem farinha de mandioca e frango semi-caipira.

Atualmente a produção é individual e esse é um dos problemas que os representantes da associação trouxeram para ser solucionado.

Nosso objetivo é fazer um convênio para resolver a falta de organização para comercializar nossos produtos em conjunto. Estamos tentando nos organizar para conseguir envolver mais famílias na associação e assim podermos levar mais recursos a todos do assentamento”, planeja da Cruz.

O presidente da associação, André Rodrigues, assumiu o cargo no dia 30 de março e acredita que o treinamento esclareceu suas dúvidas para desenvolver um bom trabalho. “Encontramos aqui a informação de que precisávamos e agora sabemos como agir para desenvolver projetos para melhorar a associação ”, destaca.

Na capital, o treinamento ocorre no Projeto de Assentamento Nossa Senhora da Esperança, a cerca de 40 km de Cuiabá. De acordo com o mobilizador do Sindicato Rural de Cuiabá, Ronildo Marcondes Pereira, o assentamento tem 500 famílias e a turma de participantes já está completa.

Os treinamentos do Senar-MT podem ser solicitados através dos sindicatos rurais do Estado. Nos municípios que não há sindicatos, basta procurar o mobilizador da prefeitura municipal. O último ocorreu em Canarana entre os dias 20 e 24 de maio de 2013, realizado através de parceria entre o Sindicato Rural, a Prefeitura Municipal e o Senar-MT.

Outros municípios
O treinamento de Associativismo e Cooperativismo ocorre em dez municípios em junho:
- 3 a 7 de junho: Poconé, Porto Alegre do Norte, Sorriso e Vale do Rio Branco;
- 10 a 14 de junho: Juara, Barra do Bugres, Araputanga e Nova Xavantina;
- 17 a 21 de junho: Cuiabá e Torixoréu.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet