Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

maximização

Plantel Bela Alvorada – Nelore ZAN preserva tradição na seleção desempenho

Originária do plantel PO de Arnaldo Zancaner, pioneiro do melhoramento genético em Nelore no Brasil, a Bela Alvorada soma 51 anos de seleção em 2013 com grandes resultados.

Foto: Reprodução / Ilustração

Plantel Bela Alvorada – Nelore ZAN preserva tradição na seleção desempenho

Plantel Bela Alvorada – Nelore ZAN preserva tradição na seleção desempenho

Adriana Zancaner Aranha e Flávio Aranha, no comando da Bela Alvorada, defendem os princípios do plantel Nelore Zan, mantendo a tradição da família Zancaner que sempre aplicou tecnologia de ponta na criação de gado nelore. Seus reprodutores de alto valor genético permitem maximizar a produção de carne a pasto pela rusticidade, velocidade de ganho de peso, habilidade materna e fertilidade que transmitem aos descendentes.

Suas 550 matrizes nelore PO estão distribuídas em duas unidades: Fazenda da Bela Alvorada, Guararapes, SP, onde se produz também cana-de-açúcar, soja e borracha e Fazenda Nova Santo Ângelo, localizada em Jateí, MS, onde existe um excelente manejo de integração Lavoura-Pecuária (ILP) e Floresta-Pecuária. As duas propriedades são certificadas pelo selo Global G3 – Sustentabilidade Genética, que valida plantéis que produzem reprodutores de alto valor genético, atendendo responsabilidades sociais, sanitárias e ambientais.

O grande destaque da Bela Alvorada é o touro Avesso da Bela, com sêmen disponível na central CRVlagoa, e que conquistou o 1º lugar no Sumário de Touros da Reprodução Programada e 3º lugar no Sumário Geral de Touros da ANCP, com MGT de 22,26, TOP 0,1%. Este Sumário foi lançado no mês de Abril em Ribeirão Preto, SP, durante a festa de comemoração de 25 anos de criação da ANCP, da qual a família Zancaner foi, também, fundadora.

Além do Avesso, destacam- se como doadores de sêmen Adept da Bela (CRV Lagoa) e os filhos do Avesso: Fraque da Bela e Grafite da Bela, (ambos contratados pela AltaGenetics) e Hobby FIV da Bela, outro filho do Avesso na famosa doadora Irerê, que é a mais nova contratação da Semex.

Para 2013, o plantel Bela Alvorada participará de eventos importantes, como o circuito Road in Farm, durante a Expô Araçatuba, de 06 a 14 de julho, e da ExpoGenética, em Uberaba, de 18 a 25 de agosto, no pavilhão 34, onde irá apresentar as técnicas de melhoramento genético utilizadas e consolidadas nos seu plantel. Já o grande evento deste ano será o Leilão Bela Alvorada – Nelore Zan & Convidados, no dia 31 de Agosto, na própria fazenda, iniciando com palestras pela manhã e leilão a partir das 14hs, com oferta dos 100 melhores touros da safra 2011 e 10 Matrizes da cabeceira da vacada Bela Alvorada. O remate contará com transmissão pelo Canal do Boi.

“Temos um gado de alto desempenho, uma vez que os ganhos genéticos são cumulativos e estamos trabalhando há cinco décadas sempre com a preocupação de melhorar nossa produtividade. Assim, aqueles que adquirem nossa genética obtêm um grande avanço, principalmente nas características reprodutivas”, ressalta Flávio Aranha
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet