Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Alta promove 2º Encontro de Gerentes e Capatazes na sua central em Uberaba (MG) com o tema "recria"

A abertura do evento será realizada pelo diretor presidente da Alta, Heverardo Rezende. Em seguida, o técnico de corte da Alta, Fernando Andrade, fala sobre Manejo de Maternidade e Manejo de Desmama. Na sequência, o consultor de Núcleo de Gestão da Rehagro, Eduardo Diniz Andrade, comenta sobre Gestão de Agropecuária. Para encerrar o dia, haverá desfile dos principais touros da bateria da Alta.

Já no dia 7 (sexta-feira), segundo dia do evento, o tema recria será amplamente abordado pelo Dr. Moacyr Corsi, da Escola Superior de Agricultura (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP). Para Moacyr, a recria é um dos segmentos da produção de bovinos em que o pecuarista mais precisa de informações.

Nesta fase, os ganhos de peso são muito baixos devido à falta de atenção a esta categoria. As expectativas de lucro desses animais estão mais distantes que os proporcionados pela engorda e acabamento ou, no caso da cria, da produção pelas matrizes.

“É importante que o produtor esteja bem informado sobre a recria, pois o atraso no desenvolvimento dos animais nesta fase pode provocar taxas de desfrute baixas. Este fato ocorre com a maioria dos sistemas de produção de corte que alcançam valores de desfrute de 48 a 50% quando poderiam ser de 75 a 85% com rebanhos trabalhados somente a pasto”, ressalta Corsi.

Se a recria tem um mau procedimento a porcentagem de vacas no rebanho fica perto de 40%, longe dos 70% esperados. O atraso no desempenho dos animais neste processo provoca a necessidade de períodos de monta (reprodução) mais dilatados, o que acarreta consequências na porcentagem de prenhez e na data de nascimento dos bezerros. Essas causas podem explicar a dificuldade dos pecuaristas em acertar o rebanho para obterem elevadas taxas de produtividades e lucratividade na pecuária.

Para finalizar o evento, no dia 8 (sábado) serão ministradas palestras sobre: Noções de Inseminação Artificial e Manejo de Botijão com Reginaldo Santos, e Cruzamento Industrial Gado de Corte, por Fernando Andrade.

Sobre a Alta - A Alta é uma das maiores empresas de melhoramento genético do mundo, com sede na cidade de Calgary, em Alberta (Canadá). Presente em mais de 100 países, a Alta possui centrais de coleta no Canadá, Estados Unidos, Holanda, China, Argentina e Brasil e é considerada líder mundial na entrega de soluções genéticas lucrativas. No Brasil, sua Central tem capacidade para abrigar 237 touros. Conta com 82 escritórios regionais no Brasil, com mais de 700 consultores de vendas atuando a campo em todo país.

2º encontro de gerentes e capatazes em Uberaba (MG)
Data: 06 a 08 de junho de 2013
Horário: Dias 06 e 07 – das 8h às 18h e dia 8 – das 8h às 12h
Local: Central Uberaba (MG) - BR 050 Km 164
Informações e inscrições: Clarissa Prado (34) 3318-7771 ou clarissa.prado@altagenetics.com
Valor: R$300,00
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet