Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Ecologia

Workshop

Termoelétrica é apresentada como solução dos problemas gerados por resíduos

“Resíduos de Madeira – Um grande negócio”. Este foi o tema abordado durante workshop apresentado nesta segunda-feira (03) na sede da Fiemt, como parte do painel ‘Termoelétricas: uma opção rentável para uso do resíduo’. O representante da Companhia Base Sólida Energia - DDB Engenharia, Silvio Dalmolin, falou sobre geração de energia com resíduos de madeira.

Foto: Assessoria de Imprensa - Cipem/MT

Palestrante fala sobre apriveitamento de resíduos do setor madereiro

Palestrante fala sobre apriveitamento de resíduos do setor madereiro

“Resíduos de Madeira – Um grande negócio”. Este foi o tema abordado durante workshop apresentado nesta segunda-feira (03) na sede da Fiemt, como parte do painel ‘Termoelétricas: uma opção rentável para uso do resíduo’. O representante da Companhia Base Sólida Energia - DDB Engenharia, Silvio Dalmolin, falou sobre geração de energia com resíduos de madeira. “Quando tocamos neste assunto se pensa logo em caldeiras para queima controlada (ciclo de energia pura), mas também é muito utilizada a de co-geração, que produz simultaneamente energias térmica e elétrica”, explicou.

Pastilhas ecológicas reduzem em 20% geração de resíduos; MT é pioneiro

‘Carvão sustentável’ é tema de palestra voltado para empresários

A energia madeireira, apontou o palestrante, tem característica peculiar porque usa diversos motores. Uma serraria de porte pequeno para médio, por exemplo, pode utilizar cerca de 100 kw. “Está para ser lançado nos próximos meses uma máquina de 312 kw que abastece até três serrarias, que será compatível com a potência e o valor de custo de menos de duas toneladas por hora/resíduos e 500 quilos/hora em potência máxima. Esta máquina custa R$ 450 mil e o retorno do investimento fica entre 3 e 4 anos, salientando que com a autogeração o retorno é mais rápido e para venda mais demorado”.

De acordo com a assessoria de imprensa do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), caso o empresário opte por utilizar o Financiamento de Máquinas e Equipamentos (Finame), que tem carência de um ano, ele, de fato, só começará a pagar o financiamento após esse prazo. Dalmolin apresentou ainda outras variedades de máquinas com preços variados que podem gerar ainda mais energia para empresas em conjunto.

“Outra vantagem é que, com a geração de energia, além de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos o empresário também ajuda a diminuir o lançamento de gases de efeito estufa que são liberados com o apodrecimento de resíduos sem destinação”, observou o especialista, que lembrou que o pó de serra é bem mais seco do que a lenha, sendo, portanto, um bem de mais alto valor calorífico e, consequentemente, de maior energia. “O investimento em termoelétrica vale muito à pena para o empresário”, argumentou.

O diretor executivo do Cipem, Álvaro Leite, explicou os participantes que o segmento está sendo induzido a usar a geração de energia porque, caso contrário, fica inviável produzir e vender madeira. “Se não cuidarmos dos resíduos, em 2014 o Ibama já estará fazendo a checagem dos pátios e isso pode até paralisar a atividade. Por isso estamos apresentando opções para garantirmos nossa atividade principal que é produzir e vender madeira”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet