Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

SANIDADE ANIMAL

Vacinação: segunda etapa prossegue em Rondônia e Amapá

O segundo ciclo da vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa que está em curso no País vai imunizar o rebanho de Rondônia e Amapá, a partir desta segunda-feira, dia 15 de outubro.

A previsão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é de vacinar cerca de 150,5 milhões de bovinos e bubalinos ao longo dessa fase no Brasil.

Em virtude das condições ambientais e de manejo do rebanho no Amapá, a vacinação no Estado é realizada anualmente desde 2009, com duração de 45 dias. No restante do País a imunização está prevista para iniciar em 1º de novembro.

A exceção é o Estado de Santa Catarina, que constitui uma zona livre da doença sem uso da vacinação. A região do Pantanal de Mato Grosso do Sul será a última a finalizar o processo, em 15 de dezembro.

O agravamento da seca na região do Semiárido Nordestino é motivo de preocupação dos técnicos do Mapa. Conjuntamente com os representantes dos Estados, os técnicos do ministério pretendem implementar ações estratégicas para evitar o comprometimento da cobertura vacinal na região.

Na maioria das unidades federativas, os rebanhos bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser vacinados. Já na Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul (exceto zona de fronteira e Pantanal) Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal apenas os animais com idade abaixo de 24 meses serão imunizados.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet