Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agricultura

sistema

Integração LPF desponta como alternativa para aumentar renda do produtor

Conhecida como a cidade com o maior rebanho bovino de Mato Grosso, superior a 900 mil cabeças, Juara (660 km de Cuiabá) vem abrindo espaço para a agricultura. Segundo dados do Sindicato Rural do município, a área agricultável é de cerca de 45 mil hectares e na safra 2012/2013 foram cultivados aproximadamente oito mil hectares com soja. Neste sentindo, a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) desponta como a principal alternativa para integrar diferentes atividades de produção e aumentar a r

Foto: Reprodução

Integração LPF desponta como alternativa para aumentar renda do produtor

Integração LPF desponta como alternativa para aumentar renda do produtor

Conhecida como a cidade com o maior rebanho bovino de Mato Grosso, superior a 900 mil cabeças, Juara (660 km de Cuiabá) vem abrindo espaço para a agricultura. Segundo dados do Sindicato Rural do município, a área agricultável é de cerca de 45 mil hectares e na safra 2012/2013 foram cultivados aproximadamente oito mil hectares com soja. Neste sentindo, a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) desponta como a principal alternativa para integrar diferentes atividades de produção e aumentar a renda do produtor.

Dia de Campo apresenta iLPF no bioma amazônico

Rápido crescimento viabiliza uso de pau de balsa na iLPF no Nortão de Mato Grosso

O assunto foi tema do Dia de Campo da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), realizado no sábado (08.06), na fazenda Guarantã. O evento contou com a participação de mais de 100 pessoas entre produtores, estudantes e pesquisadores.

A fazenda Guarantã é uma das Unidades de Referência Tecnológica da Embrapa Agrossilvipastoril e conta com diferentes configurações, utilizando espécies florestais como tatajuba, pinho-cuiabano, eucalipto, teca, mogno africano, seringueira, além de pecuária e agricultura. A propriedade possui 1.500 ha de área útil e está no terceiro ano de atividades como unidade de referência. O proprietário, Bem Hur Cabrera, explica que trabalha com iLPF há 10 anos. "A integração é uma opção para melhorar a renda do produtor. A cada ano podemos verificar a evolução do plantio, adquirir mais conhecimento e perspectiva para crescer mais", comenta Cabrera.

O diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini, destaca que a iLPF é o futuro da agropecuária brasileira, sendo muito importante que os produtores aprendam mais sobre o assunto. "Esta parceria entre a Famato e a Embrapa é importante neste sentido, pois leva os produtores para propriedades que já trabalham com este sistema. Permite mostrar que é possível diversificar a produção, integrando a agricultura e a floresta sem diminuir a criação de gado e agregando valor à produção", afirma Romanini.

Segundo a pesquisadora da Embrapa, Roberta Carnevalli, outro ponto interessante da iLPF é que este sistema pode ser implementado também em pequenas áreas. "A integração pode ser feita tanto em grandes propriedades quanto em pequenas e não apenas na pecuária de corte, mas também com gado leiteiro. O que muda é apenas a tecnologia aplicada, mas é importante que o produtor busque um técnico que o auxilie neste processo", frisa Roberta.

Dias de Campo

A Famato e a Embrapa Agrossilvipastoril firmaram uma parceria para a realização de nove Dias de Campo com os temas Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e pecuária leiteira durante o decorrer deste ano. O objetivo é somar esforços para levar conhecimento e novas tecnologias aos produtores rurais mato-grossenses. Os próximos Dias de Campo serão em Querência e Alta Floresta. Para mais informações, o contato da Embrapa é (66) 3211-4220.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet