Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

Produtores reunidos na Superagro discutiram o potencial econômico da própolis verde

10 Jun 2013 - 17:45

Assessoria de Imprensa Superagro Minas 2013

Com demanda externa em expansão, sobretudo no continente asiático, o própolis verde foi o tema central do Seminário Apícola, evento produzido pelo o Serviço Brasileiro de Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG) em parceria com a Federação Mineira de Apicultura (Femap-MG). Entre os temas centrais do debate, realizado no dia 8 de junho, durante a programação da Superagro Minas 2013, estão manejo, adoção de boas práticas para aumentar a produção sem comprometer a harmonia das colmeias e associativismo.

O presidente da Federação Mineira de Apicultura, Irone Martins Sampaio, destaca que a importância do evento é levar informações técnicas e de gestão para os produtores. “É possível aumentar a produção com o manejo adequado”, afirma.

O setor tem grande preocupação, também, com a qualidade do produto que chega aos consumidores. Para tanto, outro tema abordado durante o Seminário foi a origem botânica da própolis verde. No caso de Minas Gerais, este produto que tem origem botânica no alecrim do campo, possui mais de 200 compostos fenólicos (grupo de antioxidantes que combatem o envelhecimento celular e, com isso, diversas doenças).

Atualmente, existem 102 municípios mineiros que já têm procedência já catalogada e certificada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O dirigente enfatiza que é necessário aumentar este volume. “Minas Gerais cada vez mais se torna referência mundial na qualidade de sua própolis e este já é o produto apícola com maior volume em exportações atualmente. Por isso, temos que investir em capacitação profissional para garantir boas perspectivas para o setor. Eventos como este que acontecem na Superagro são ótimas iniciativas para promover e difundir as informações úteis ao segmento, além de colocar em destaque as novas tendências do mercado", disse Sampaio.

Ainda conforme o dirigente, a boa posição mineira no ranking de produção de própolis é explicada pela condição climática do Estado, com altitude média e temperaturas ideais para a produção da substância, além de equipamentos adequados para a coleta e armazenagem da produção.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet