Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Pecuária

Raças sul-africanas participam com 500 animais em pista e dois leilões

A Feinco Preview, que começou hoje (17) e vai até 21 de junho, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP), reúne mais de 500 ovinos das raças Dorper e White Dorper na pista de julgamento. De origem sul-africana, esses animais possuem rusticidade diferenciada e proporcionam ganhos na heterose, gerando cordeiros precoces, de alto rendimento de carcaça e qualidade de carne. Segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Dorper, 30 criadores de São Paulo, Minas Gerais e Paraná estão trazendo animais.

Para coroar a liderança dessas raças na ovinocultura brasileira, a ABCDorper convidou os jurados sul-africanos Daan Bosman e Philip Strauss, dois especialistas de renome mundial na ovinocultura e nas raças Dorper e White Dorper. Junto com o brasileiro Gustavo Martins Ferreira, enfrentam o grande desafio de escolher os melhores animas da exposição. Phillip e Daan ainda promoverão cursos durante a Feinco Preview, onde falarão do potencialidades destas raças.

Além das pistas, as raças Dorper e White Dorper grande representação em leilões, onde serão ofertados carneiros e ovelhas comerciais, embriões e animais para grandes selecionadores. O primeiro será o Leilão Ouro Dorper Campo Verde, agendado para quarta-feira (19 de junho), às 21 horas, com transmissão do Canal Terraviva. A Dorper Campo Verde, de Jarinu (SP), selecionou 40 ovelhas para o remate, com destaque às filhas de JOJO, revelação no plantel de Mickey Phillips. Outro lote especial será Dorper Campo Verde 2195, o Everest, Reservado Grande Campeão Nacional em 2011. "Também levaremos 28 animais Dorper e mais 28 White Dorper para o julgamento, alguns já premiados em outras exposições e também linhagens inéditas nas pistas", revela Carlos Vilhena, gerente da propriedade.

No dia seguinte, 20 de junho, às 19 horas, no Rubayat, será a vez do I Leilão Genética Pró ABCDorper servir o mercado com boa genética. Quase toda a arrecadação do leilão será destinada aos projetos de fomento planejados pela entidade para proporcionar maior visibilidade às raças Dorper e White Dorper. Para tanto, só serão vendidos produtos de TE ou FIV das melhores matrizes e reprodutores da raça. Uma parte do faturamento será destinada à Associação Comunidade Católica "O Pão da Vida", entidade de reabilitação de dependentes químicos. O evento será transmitido pelo site www.mfrural.com.br.

Leilão comercial - Já no dia 21 de junho, às 14 horas, as empresas APA e MGM Assessoria promoverão uma megavenda de matrizes e reprodutores comerciais na pista de julgamento da Feinco Preview. Este será o Leilão Matrizes e Reprodutores Comerciais, onde serão vendidos cerca de 150 fêmeas e 20 reprodutores de várias raças e cruzamentos. "É um evento pensado em quem quer começar na atividade ou deseja aumentar o rebanho, aproveitando, assim, o cenário aquecido no mercado do cordeiro", diz Lucas Heymeyer, diretor da MGM Assessoria, coordenador da mostra.

MAIS INFORMAÇÕES: www.feicorte.com.br
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet