Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Pecuária

Disputa intensa em Camaquã confirma novos candidatos ao Freio de Ouro

17 Jun 2013 - 18:10

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRIADORES DE CAVALOS CRIOULOS - ABCCC

Prestigiada por criadores catarinenses, paranaenses e até do Distrito Federal, a Classificatória do município ao Freio de Ouro 2013, que ocorreu entre os dias 14 e 16 de junho, teve excelentes competidores, estrutura de alta qualidade e bom público, garantindo o sucesso da oitava semifinal da seletiva neste ciclo.

A classificatória de Camaquã contou com a participação total de 24 concorrentes entre as fêmeas e 20 nos machos. O julgamento foi responsabilidade dos criadores Eduardo Móglia Suñe, Luciano Ghisleri e Vinícius Guedes Freitas, e a supervisão da prova foi do técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Rouget Gigena Wrege.

Os jurados salientaram as ótimas condições da pista e do gado, além de considerar os participantes muito competitivos. “Quem fez as melhores provas ganhou a nota que mereceu. Destaco, entre as fêmeas, as duas primeiras colocadas que tem muita qualidade e souberam aproveitar melhor a prova”, diz Suñe. Para Freitas a alternância de posições entre os machos foi positiva. “A prova foi equilibrada, com vários cavalos em um mesmo nível morfológico e em condições de conseguir a vaga”.

Entre as fêmeas, a Freio de Prata e Melhor Exemplar da Raça na Expointer 2012, Oraca do Itapororó, liderou do início ao fim. A égua gateada, exposta por Aldo Vendramin e montada por Fábio Silveira, começou a prova com média morfológica de 9,533 e encerrou com a nota final 21,929. Na sequência, também garantiram a vaga Entonada da Maior, Descoberta do Capão Redondo e Relva Cala Bassa.

Na avaliação de Álvaro Dumoncel, administrador da estância, Oraca ainda poderá evoluir mais até a decisão. “Ela é uma égua completa, muito bonita e boa de função. O Fabinho está com ela muito na mão e vamos seguir trabalhando para chegar em Esteio na máxima potência. A responsabilidade é grande, depois do que conquistamos no ano passado, mas vamos seguir focados e com certeza vamos conseguir um bom resultado”.

Nos machos a primeira posição ficou com Orelhano Ico, exposto por Thiago Cabau e montado por Charles Fagundes. O cavalo rosilho mouro alternou posições com os animais da ponta desde as primeiras fases funcionais e, nas fases finais de mangueira e campo, conseguiu alcançar a ponta com a nota final 20,021. Também se classificaram na categoria os cavalos DKP Coiote, Obediente do Galpão Grande e Ulisses 350 Maufer.

Na opinião de Charles Fagundes, que montou Orelhano, o temperamento e a doma do garanhão foram decisivos para o bom resultado. “Faz um ano e meio que ele está comigo e sempre foi um cavalo firme, muito bom corredor de vaca”. O ginete diz crer que o animal também pode melhorar em alguns aspectos e chegar mais forte na final. “Agora vai depender muito do trabalho em casa. Hoje ele se superou, mas vamos trabalhar mais, principalmente a mangueira, que acredito que ainda podemos melhorar”, diz.

Com boas notas, todas acima de 19, ficaram na reserva Iracema do Trinta e Oito e Distinta 913 Maufer, entre as fêmeas, e ainda La Estância Vivaracho e Herói do Recanto Crioulo nos machos. O Premio de Ginete Destaque da classificatória foi concedido pelos jurados à Cézar Augusto Schell Freire, cuja montaria habilitou dois animais.

Na próxima semana, entre os dias 20 e 24, o circuito da prova vai a Cruz Alta/RS onde acontece a semifinal da região 4. O Freio de Ouro conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Fergusson, Vivo, Banrisul, Chevrolet, além do apoio da Supra e a Nova Schin é a bebida oficial.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet