Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cooperativismo

benefício

Sindicato Rural pode abrigar posto de atendimento do Sine-MT

"Todos estão animados com essa parceria. A expectativa é que a demanda de cursos ao Senar-MT aumente, levando mais capacitação ao município e que proporcione melhoria da qualidade de vida e renda dos produtores e trabalhadores rurais", adiantou Firmino. "Com o sucesso dessa parceria, pretendemos melhorar nossos atendimentos e difundir o mesmo trabalho a outros sindicatos rurais”, revelou. “Vamos elaborar um Termo de Cooperação Técnica entre as instituições para prosseguir com a propost

Foto: Ascom Senar-MT

Sindicato Rural pode abrigar posto de atendimento do Sine-MT

Sindicato Rural pode abrigar posto de atendimento do Sine-MT

O Sindicato Rural de São José do Rio Claro solicitou a articulação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) junto à Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social de Mato Grosso (Setas-MT) para a instalação de um posto da Superintendência de Trabalho e Emprego (Sine-MT) na sede do sindicato.

"Queremos formar um cadastro de trabalhadores rurais com o perfil de cada um, auxiliando a mobilização de turmas para realização dos treinamentos solicitados ao Senar além de facilitar o acesso da população aos serviços prestados pelo Sine, como a entrada do seguro desemprego", explicou o presidente do Sindicato Rural, Aparecido Rodrigues.

XVI Expomarcos oferece dez oficinas do Senar-MT

Programa oferece oportunidade de emprego no interior de MT

De acordo com o presidente do Sindicato Rural, São José do Rio Claro tem a economia baseada na agricultura (cadeia da cana de açúcar e da soja) e pecuária, com mais de 100 mil cabeças de gado, precisando de constante capacitação de seus trabalhadores. "Com esse posto do Sine esperamos contribuir com o papel social do Sindicato, de intervir no dia a dia do município", revelou Rodrigues.

"Hoje o posto do Sine mais próximo está em Diamantino, a 127 km de São José. A população precisa gastar cerca de R$ 100 de táxi para ir ao município dar entrada na documentação do seguro desemprego, isso sem falar dos moradores de Nova Maringá e das comunidades rurais vizinhas como a de Brianorte. Eles sofrem muito mais", destacou.

"Consideramos o pedido do sindicato pertinente", avaliou o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho. "Por um lado o Sindicato tem interesse nessa parceria para que os trabalhadores tenham acesso aos serviços do Sine e para que os empregadores tenham acesso às pessoas que estão à procura de emprego, formando um cadastro de futuros participantes dos treinamentos do Senar-MT, que com a qualificação profissional aumentam as chances de conquistar uma ocupação no mercado de trabalho", revelou Mattosinho.

Com essa avaliação o superintendente do Senar agendou uma reunião com representantes da Setas para debater a proposta. O encontro ocorreu nessa semana na sede do Sindicato. Além do presidente do Sindicato e do superintendente do Senar, participaram da reunião a secretaria-adjunta da Setas, Vanessa Rosin, a superintendente do Sine, Clélia Borges Teodoro Inouye, o vice-presidente do Sindicato, Livônio Brustolin, o tesoureiro Luis Basso, a mobilizadora, Michele Salmazo e o analista de Educação Profissional Rural do Senar-MT, Alis Firmino.

"Todos estão animados com essa parceria. A expectativa é que a demanda de cursos ao Senar-MT aumente, levando mais capacitação ao município e que proporcione melhoria da qualidade de vida e renda dos produtores e trabalhadores rurais", adiantou Firmino. "Com o sucesso dessa parceria, pretendemos melhorar nossos atendimentos e difundir o mesmo trabalho a outros sindicatos rurais”, revelou. “Vamos elaborar um Termo de Cooperação Técnica entre as instituições para prosseguir com a proposta", completou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet