Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

Programa SMQL beneficia mais de 500 produtores no Norte de Minas

Quinhentos e cinquenta e dois produtores rurais já foram beneficiados com o treinamento promovido pelo programa Sistema Mineiro de Qualidade do Leite (SMQL) no Norte de Minas Gerais. A capacitação visa aumentar a qualidade do leite que chega até o consumidor por meio de técnicas simples e econômicas.

Além dos produtores, 24 laticínios e 131 técnicos estiveram envolvidos nas atividades do programa, que está em sua segunda fase de implementação. As ações ocorreram nas microrregiões de Araçuaí, Almenara, Janaúba, Januária, Salinas, Teófilo Otoni, Montes Claros e Diamantina.

Para o diretor da empresa Qconz América Latina - responsável pelo treinamento-, Bernard Woodcock, o número expressivo de participantes no programa mostra uma mudança de percepção em relação à importância da qualidade do leite. “No passado, a questão da qualidade era uma exigência dos laticínios. Atualmente, a vontade de melhorar a produção leiteira parte também dos produtores. Eles também querem ver ganhos com a produção. Isso fica evidente com o número de produtores que participaram dos treinamentos”, declara Woodcock.

Por meio de aulas teóricas e práticas, a capacitação aborda procedimentos voltados para o controle da Contagem Bacteriana Total (CBT), Contagem de Células Somáticas (CCS) e Mastite; orienta também na organização e higienização da ordenha e utensílios; além de auxiliar na identificação e saúde dos animais. “Com o treinamento, os laticínios estão aptos a aumentar a qualidade do leite e a difundir o programa”, explica o diretor da QConz.

Entre as indústrias laticinistas participantes está o laticínio Pioneiro, localizado no município de Bocaiúva. De acordo com o sócio-gerente da empresa, Aroldo Dalma Dias, a metodologia do programa já está sendo implantada e repassada aos produtores. “Estamos utilizando no dia a dia e percebemos que houve melhorias quanto à CBT, CCS e acidez do leite. Antes o número de CCS era de 700 mil/ml, agora está em torno de 400 mil/ml. A acidez do leite ficava em 16 °D, hoje gira em torno de 15°D”, relata Dias.

A diminuição no número de CBT e CCS com o SMQL também foi notado pelos produtores da Cooperativa dos Produtores Rurais do Serro. “Fazemos relatórios, avaliações mensais do leite e já percebemos os resultados. Está ocorrendo uma melhora significativa na qualidade do leite. Já caiu o número de CBT e CCS”, declara o técnico de laticínio, Edivaldo José da Costa Júnior.

Ainda segundo Júnior, todos os produtores estão bastante satisfeitos com a iniciativa. “O programa foi excelente. As técnicas são fáceis, simples e repassadas em uma forma fácil de entender”, elogia.

A implantação do SMQL no Norte de Minas conta com o apoio dos Polos de Inovação de Almenara, Araçuaí, Teófilo Otoni, Janaúba, Januária, Diamantina, Pirapora e Salinas. Os polos fazem a intermediação e ajudam na promoção do treinamento junto aos produtores rurais. Também são parceiros do programa o Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais (Silemg) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet