Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Ecologia

9º Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável discute presente e futuro do mercado no Brasil e no mundo

Nos dias 27 e 28 de junho, aconteceu a 9ª edição do Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável. O evento reuniu profissionais renomados do setor, incluindo especialistas de importantes entidades internacionais diretamente relacionadas à agricultura orgânica, como a Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica (IFOAM), a Organic Trade Association (EUA) e a Canada Trade Organic Association (Canadá).

Segundo os dados mais recentes apresentados pela palestrante Denise Coutinho, representante da IFOAM, de 1999 a 2011, a área mundial destinada ao plantio de orgânicos cresceu 300%, alcançando a marca de 37,2 milhões de hectares.

Neste cenário, a federação destaca que, em 2012, o mercado mundial de alimentos orgânicos atingiu U$62,9 bilhões, sendo U$4 bilhões a mais em relação ao ano anterior. “Para que o mercado alcance um desenvolvimento maior, é preciso que os governos invistam em recursos e em tecnologia, a fim de fazer com que a agricultura orgânica deixe de ser uma resposta ao mercado e passe a posicionar-se como uma importante alternativa para os desafios mundiais”, explica Denise.

Ligia Amorim, Diretora Geral da NürnbergMesse Brasil, destaca a relevância desse fórum e do retorno ao Brasil da BioFach – mais importante feira de negócios de orgânicos do mundo – como parceira da Bio Brazil Fair, organizada pela Francal Feiras: “A vinda de empresas e de organizações internacionais contribuiu para ampliar o intercâmbio de ideias com os profissionais do nosso país”, afirma Ligia. “Para o próximo ano, nossa meta é expandir a visibilidade internacional do evento e contribuir cada vez mais para gerar negócios e para o intercâmbio de informações entre os mercados”, finaliza.

Informações: www.nm-brasil.com.br / www.nuernbergmesse.de / www.biobrazilfair.com.br
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet