Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Geral

Produtores investem em novas variedades de banana em Goiás

Os produtores de Buriti Alegre, no sul de Goiás, estão satisfeitos com o cultivo da banana. O município é um dos maiores produtores da fruta no estado. Para garantir novos mercados, eles começam a investir na diversificação das variedades.

Uma lavoura de banana com 14 mil plantas em plena produção. Há 15 anos o produtor Paulo Afonso resolveu investir na cultura. Ele é um dos 70 produtores de Buriti Alegre. A variedade cultivada na propriedade é a prata anã. Nesta época de safra o trabalho é dobrado já que a colheita é toda manual e com cuidado para não amassar a fruta nem quebrar o broto.

As frutas passam pelo tanque, com água e sabão, para tirar a nódoa da casca, uma substância viscosa que o cacho solta. Primeiro, as bananas são despencadas. Depois vão para as caixas. O produtor conta que este ano o preço é bom. A caixa está sendo negociada por até R$ 12.

Buriti Alegre está entre os maiores produtores de banana do estado de Goiás. Com uma área de 400 hectares, o município consegue produzir mais de seis mil toneladas de banana por ano.

A maioria da produção que sai de Buriti Alegre vai para Goiânia e Uberlândia, em Minas Gerais. Há três anos os produtores se uniram para buscar novas negociações. Parte da colheita está sendo entregue nas escolas do município.

A banana prata anã ocupa mais de 90% da plantação em Buriti Alegre, mas o produtor Alexandre Cardoso resolveu investir em novas variedades. A experiência deu certo. A prata preciosa é uma banana de mesa mais resistente a doenças. Já a prata tropical não se livrou da sigatoka, mas mesmo com a doença teve bom desenvolvimento. Ele pensa em apostar no plantio da banana maçã, que também se adaptou muito bem na região.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet