Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Geral

Apenas 32% das cidades fiscalizam produto de origem animal, diz Ministério da Agricultura

De acordo com a coordenadora-geral de Inspeção do Ministério da Agricultura, Judi Maria da Nóbrega, apenas 32,29% dos municípios brasileiros contam com serviço de inspeção de produtos de origem animal. Desde julho deste ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento permite aos estados e municípios realizar o controle desse tipo de produto para ser comercializado em todo o País. Anteriormente apenas o ministério fazia esse trabalho.

Na opinião da coordenadora do ministério, “num país com dimensões continentais como o Brasil, para inibir irregularidades, é preciso que municípios tenham serviço de inspeção estruturado”. Daí a importância de estimular a participação dos demais entes federados aos sistemas de controle de qualidade alimentar.

Segundo Judi da Nóbrega, até agora, quatro estados (Minas Gerais, Parará, Bahia e Rio Grande do Sul) e sete municípios aderiram ao sistema. São cinco cidades gaúchas: Erechim, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Alegrete e São Pedro do Butiá, além de Uberlândia (MG) e Cascavel (PR). A coordenadora adiantou também que mais um consórcio, formado por cinco municípios, encontra-se pronto para adesão ao sistema.

Judi da Nóbrega participou do seminário Os sistemas de controle dos alimentos de origem animal: bases para a saúde pública e o agronegócio do Brasil, que ocorreu no Plenário 6 da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet