Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Geral

Oito carvoarias do Norte do Estado são notificadas pelo Ibama

Durante vistoria entre os meses de julho e setembro pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), oito empresas tiveram as atividades embargadas por conta de supostas irregularidades com a documentação. Os 18 autos de infração, alcançados neste período na operação ‘Exodus’, totalizaram R$ 63.9 milhões em multas.

Equipes de fiscais do Ibama percorreram os principais municípios produtores de carvão vegetal, e constataram que oito delas, localizadas nas cidades de Cláudia, Itaúba, Juara, Nova Bandeirantes, Nova Maringá, Santa Carmem e Sinop estavam irregulares.

Fiscais chegaram a esta constatação ao comparar os dados obtidos in loco com as informações apresentadas no SISFLORA/SEMA (Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais.

As carvoarias autuadas também tiveram suas atividades embargadas pelo Instituto. Segundo a superintendente do Ibama em Mato Grosso, Cibele Ribeiro, “o esquema fraudulento serviria para esquentar as cargas de carvão retiradas de áreas não licenciadas”.

No total, foram vistoriadas 17 empresas de carvoaria no norte do Estado, para a verificação de regularidades nas atividades. Equipes do Ibama continuam com a operação em busca de mais fraudes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet