Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cooperativismo

mais 30 mil

MT ocupa 6º lugar em números de trabalhadores na indústria

Foto: Reprodução/

MT ocupa 6º lugar em números de trabalhadores na indústria; Cartilha  será lançada nesta sexta

MT ocupa 6º lugar em números de trabalhadores na indústria; Cartilha será lançada nesta sexta

Será lançada nesta sexta-feira (09) no município de Lucas do Rio Verde (354 km de Cuiabá), a Cartilha dos Trabalhadores do Setor Frigorífico de Mato Grosso. O evento será realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentos e Afins (CNTA Afins) na Câmara de Vereadores da cidade a partir das 9h.

Leia também
Implantação de frigorífico é aprovada em MT; empreendimento saiu por R$ 800 mil
Escala de abate nos frigoríficos de Mato Grosso cai pela metade

O material que será lançado é uma cartilha de bolso voltada aos trabalhadores de industrias. Em todo o país, são mais de 400 mil pessoas que exerce essa profissão e, de acordo com assessoria, o material aborda também a nova regulamentação nas indústrias frigoríficas, a partir da publicação da Norma Regulamentadora nº 36 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que entrou em vigor em abril deste ano.

A cartilha já foi lançada nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e de acordo com dados do MTE, somente em Mato Grosso, há atualmente 30 mil trabalhadores da indústria frigorífica, fazendo com que o estado ocupa o sexto lugar no ranking nacional em números de trabalhadores.

Uma pesquisa realizada pela Dieese, no ano de 2011, em Mato Grosso, o número de trabalhadores nas indústrias da carne era de 30.066 e renumeração média era cerca de R$ 1.300. Os trabalhos no abate de reses, execeto suíno, representavam 63% do total. Os abates de suínos, aves e outros pequenos animais eram de 34% e fabricação de produtos de carne representava 3%.

Os postos de trabalhos do setor em Mato Grosso atingiram um saldo positivo em2012, alcançando aproximadamente 4.200 vagas de emprego, segundo dados do Cadastro Geral de empregados e Desempregados – Ministério do Trabalho (CAGED). Em 2013, nos primeiros seis meses, chegaram a aproximadamente 1.900 postos de trabalho.

Leia mais notícias do Agro Olhar
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet