Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Geral

Chuvas aceleram ritmo do plantio de soja

As chuvas fortes dos últimos dias em Mato Grosso do Sul aceleraram o ritmo de plantio da soja. A informação é do diretor-executivo da Associação dos Produtores de Soja do Estado (Aprosoja-MS) e assessor da Federação de Agricultura e Pecuária - FAMASUL, Lucas Galvan.

Segundo ele, até o dia 11 de outubro, apenas 2% dos cerca de 2,070 milhões de hectares que deverão ser plantados com a cultura na safra 2012/2013 haviam sido semeados no estado.

Também não foi concluído ainda nenhum novo levantamento, mas o indicativo, conforme Galvan, é de que pelo menos 10% da área prevista já tenha sido plantada e até o fim do mês, a projeção, continua ele, é de um grande salto neste percentual. "Até 15 de novembro é um bom prazo para o agricultor plantar sua lavoura de soja. Mas, como logo em seguida vem a safrinha, a maioria prefere plantar dentro do mês de outubro para não atrasar", comenta.

O agrometeorologista da Embrapa Agropecuária Oeste, Cláudio Lazzarotto, confirma que o plantio foi acelerado nos últimos dias principalmente na região sul do estado, um dos principais polos de produção da oleaginosa. "Em Maracaju [a 162 quilômetros de Campo Grande] choveu 70 milímetros, e em Dourados [a 225 quilômetros da capital], 38 milímetros. O produtor não espera mais a chuva, pois sabe que ela vem. Ele precisa é aproveitar esse momento", recomenda.

Galvan reiterou que a produtividade da próxima safra vai depender das condições climáticas, mas que se elas forem favoráveis o Estado deve atingir as projeções feitas pela Conab chegando a produção recorde de 6 milhões de toneladas do grão.

Ele disse ainda que em razão da alta da oleaginosa no mercado internacional a venda antecipada da safra também está ocorrendo de maneira muito rápida, chegando a 45% da produção.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet