Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cooperativismo

agricultura familiar

Venda de frango caipira para merenda escolar incrementa renda de agricultores

Foto: Reprodução / Ilustração

Parceria com frigorífico para repasse de frango para merenda escolar ajuda no aumento na renda de agricultores

Parceria com frigorífico para repasse de frango para merenda escolar ajuda no aumento na renda de agricultores

Para incentivar o desenvolvimento da Agricultura Familiar, a prefeitura de Barra do Bugres (168 km de Cuiabá) concretizou uma parceria com o Frigorífico Barrense, onde ficou acertado que a administração pública disponibilizaria frangos caipiras para refeição de estudantes de escolas públicas do municípios.

Leia também
Mercado da ovinocultura cresceu 27 % em MT; 60% da carne consumida no país é importada
Exportações de carne de frango aumentam cerca de 20% no Brasil

A primeira entrega da aquisição de frango foi realizada no inicio dessa semana. Os contratos são individuais entre os agricultores familiares da região que criam frangos caipiras para venda. Um dos agricultores que faz parte dos incentivos é Valdilei Pereira da Silva, que mora no Assentamento João e Maria. Segundo ele, 30 frangos foram vendidos ao frigorífico para repassar a merenda escolar e diz ter vantagem, pois o volume é grande e no fim do mês a gente já recebe o dinheiro e sabe onde pode investir.

Valdilei possui um aviário com 150 frangos caipiras que estão em fase de crescimento. Outros 100 estão em fase de engorda. O agricultor entrega 40 quilos de frango para a merenda da Escola Estadual Assembléia de Deus e para o programa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Faccioni, e o vice-prefeito de Barra dos Bugres, João Bosco, que acompanharam a entrega dos frangos, o agricultor tem três oportunidades de comercialização de frango, para a alimentação escolar da prefeitura, do estado e do programa da Conab.

A venda do frango para a merenda escolar rende para o agricultor cerca de R$ 1,2 mil por mês. Para Valdilei, sem o incentivo da prefeitura e do programa da Conab, esse ganho não seria possível. "Com a venda dos frangos em feiras livres ganho aproximadamente R$ 600 para incrementar a renda da família.

Leia mais notícia do Agro Olhar
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet