Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cooperativismo

batata-doce

Implantação de Usinaflex para produção de etanol em MT deve gerar emprego para trabalhadores rurais

Com o objetivo de criar estratégia e garantir a inclusão social dos trabalhadores da agricultura familiar na produção de energias renováveis, ...

Foto: Ilustração

Implantação de Usinaflex com produção de etanol em MT pode gerar emprego e renda para trabalhadores rurais

Implantação de Usinaflex com produção de etanol em MT pode gerar emprego e renda para trabalhadores rurais

Com o objetivo de criar estratégias e garantir a inclusão social dos trabalhadores da agricultura familiar na produção de energias renováveis, o deputado Ezequiel Fonseca apresentou ao Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário de Mato Grosso, Naelson Luiz Borge de Barros, proposta para inserir os trabalhadores rurais na produção nacional de batata-doce industrial, por meio do selo combustível social.

Leia mais
Implantação de frigorífico é aprovada em MT; empreendimento saiu por R$ 800 mil
Parceria no setor da pecuária em MT aumenta a oferta de produtos de nutrição animal

De acordo com o deputado, a batata doce industrial é matéria prima para produção do etanol, ecologicamente sustentável. A proposta tem como princípio a sustentabilidade, produtividade e geração de emprego e renda. Para Fonseca, além de produzir a batata-doce o pequeno agricultor passará a ter participação econômica por meio da agroindústria, garantida através do selo social.

Na reunião, que contou com a presença do coordenador Geral de Bicombustíveis e Consumo do Biodiesel em Mato Grosso, Dieter Matzner, e do especialista em Processamento de Alimentos, Argon Norberto Hachmann Filho, o deputado Fonseca disse que o município de Conquista D’Oeste (536 km de Cuiabá) será o primeiro município a ter implantado a Usinaflex, que produzirá etanol de batata-doce, sorgo e milho para revenda.

Para ele, a produção do etanol será de menor impacto ambiental, na qual deverá agregar valor à agricultura familiar da região. O delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário observou a proposta e irá realizar reunião com o secretário nacional da Agricultura Familiar (SDF/MDA), Valter Bianchini nas próximas semanas para discutir a proposta, indicadores, viabilidade e possível apoio do Governo Federal.

Leia mais notícia do Agro Olhar
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet