Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Fogo

Guia quer orientar produtor a evitar incêndios e prejuízos por responsabilização equivocada

14 Ago 2013 - 17:39

Especial para o Agro Olhar – Thalita Araújo

Foto: Acrimat

Guia quer orientar produtor a evitar incêndios e prejuízos por responsabilização equivocada

Guia quer orientar produtor a evitar incêndios e prejuízos por responsabilização equivocada

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) acaba de lançar o Guia do Produtor Rural de Orientação e Combate a Incêndio, que tem por objetivo não só evitar o fogo em propriedades rurais, mas também evitar prejuízos jurídicos e financeiros resultantes de responsabilização equivocada.


De acordo com Luciano Vacari, superintendente da Acrimat, o material traz direitos e deveres dos produtores em relação ao assunto. Ele comenta que, infelizmente, Mato Grosso quase todos os anos acaba sendo destaque nacional quando o assunto são as queimadas.

Colheitadeira de R$ 800 mil é consumida pelo fogo e plantação de milho é destruída

“O produtor sempre recebe quase toda a culpa. Queremos orientar para que incêndios não aconteçam, mas também queremos evitar que produtores que não sejam culpados sejam penalizados injustamente”, defende Vacari.

Segundo a advogada Renata Viviane da Silva, especialista em Direito Ambiental, o material irá ajudar o produtor a se defender, munindo-o de informações que ainda não estão bem disseminadas no meio.

Ela ressalta que o produtor que tiver sua área atingida por fogo deve tomar uma série de medidas a fim de evitar uma possível responsabilização equivocada, além, é claro, de tomar as medidas necessárias para cessar o incêndio.

Período de queimadas inicia com registro de mais de 4 mil focos de incêndio nesse primeiro semestre

A orientação é que o produtor faça registros fotográficos da área incendiada, contendo as ações e pessoas envolvidas em apagar o fogo, além dos equipamentos.

Após contenção do fogo, é importante registrar um boletim de ocorrência, obter declarações registradas em cartório de pessoas que participaram da ação de combate, obter cópia do relatório dos Bombeiros (caso eles tenham participado), realizar laudo técnico da área atingida e outros.

Com essas medidas, caso o produtor seja multado pelos órgãos competentes pelo incêndio, ele tem condições de recorrer e apresentar provas que o inocentem e, talvez, ainda levem ao verdadeiro culpado pelo transtorno.

Amado de Oliveira, consultor da Acrimat, ressalta que o material é bem simples e conciso, para que possa ser de rápida compreensão e disseminação por todas as classes de produtores. O material está sendo distribuído impresso, mas também pode ser baixado pelo site da Acrimat.

Os interessados em receber o guia também podem entrar em contato pelo telefone (65) 3622-3970.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet