Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

Área de oleaginosas na UE deve aumentar em 2013/14

Em sua primeira estimativa para a temporada 2013/14, a consultoria francesa Strategie Grains disse nesta quinta-feira esperar que a semeadura de oleaginosas na União Europeia aumente fortemente, após as perdas na área de colza afetada pelo clima no ano passado, enquanto a área de grãos deve ter queda.

A consultoria projetou que a área total de oleaginosas da UE deve aumentar em 500 mil hectares, ou 4,4 por cento, para 11,8 milhões de hectares.

Para os grãos, a estimativa de área total em 2013/14 é de queda de 0,6 por cento, para 56,1 milhões de hectares, uma vez que a forte perda na semeadura de safras de primavera (queda de 8 por cento para a cevada de primavera e queda de 2,5 por cento para o milho) não deve ser compensada por uma maior semeadura de grãos de inverno (alta de 2,5 por cento para o trigo soft e de 2 por cento para a cevada de inverno).

A semeadura de safras de primavera foi particularmente grande em 2012/13 após a ressemeadura de campos afetados por um rigoroso inverno.

A consultoria destacou que as estimativas estão sujeitas a um alto grau de variação durante as próximas semanas e meses, dependendo das condições climáticas, mudanças nos preços de grãos e custos de produção.

(Reportagem de Sybille de La Hamaide)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet