A América Latina Logística (ALL) informou, nesta quarta-feira, em comunicado ao mercado, que a estimativa da empresa é de operação no limite do trecho ferroviário da companhia em Mato Grosso, devido a novo recorde previsto nas lavouras de soja e milho no Estado.
"O novo trecho ferroviário Alto Araguaia - Rondonópolis irá operar com capacidade total durante o ano inteiro", comunicou a companhia.
Os trilhos e o novo complexo intermodal de cargas foram inaugurados no ano passado, com visita da presidente Dilma Rousseff. Dez milhões de toneladas de grãos serão exportados em 2014 através do terminal de Rondonópolis, chegando a 15 milhões de t. em 2015.
Ministra reconhece que agronegócio de Mato Grosso é ‘limitado’ pela logística
Dilma inaugura terminal ferroviário em Mato Grosso e garante duplicação de rodovias
Conforme a ALL, o cenário para 2014 é favorável para a empresa, sobretudo devido ao crescimento da agricultura mato-grossense. “A safra agrícola deve crescer 4% em comparação à forte safra de 2013 e as condições do cenário operacional devem melhorar consideravelmente", afirmou, em nota.
No comunicado, a ALL informou que apurou lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de R$ 349,6 milhões, crescimento de 2% sobre igual período de 2012, apesar de o volume transportado ter recuado 3,8%.
"Apesar do crescimento de 17% na safra agrícola brasileira, os portos em que atuamos tornaram-se um importante gargalo para o crescimento de volume da ALL, especialmente no segundo e terceiro trimestres", afirmou a ALL