Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

SOJA SOBRE SOJA

Produtores temem perda de qualidade em semente com alteração de calendário

Foto: Reprodução/Internet/Ilustração

Produtores temem perda de qualidade em semente com alteração de calendário
Com a proibição do plantio de soja sobre soja para a produção de sementes salva de soja, ou seja, produzida pelo produtor para uso próprio, os sojicultores de Mato Grosso revelam temer a perda da qualidade do grão para seu uso como sementes. Produtores que desejam produzir suas próprias sementes devem realizar o plantio até 31 de dezembro.

A proibição visa à redução da exposição da soja ao fungo da ferrugem asiática e a perda da eficácia do fungicida, uma vez que o fungo poderia criar vir a criar resistência aos defensivos agrícolas.

A medida consta na Instrução Normativa Conjunta nº 002/2015 da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Instituto de Defesa Agropecuário de Mato Grosso (Indea), que trata de medidas fitossanitárias para prevenção e controle da ferrugem asiática da soja em Mato Grosso.

Leia mais:
Medidas para controle da ferrugem asiática na soja são publicadas no Diário Oficial

Como o Agro Olhar destacou recentemente a Instrução Normativa, assinada pela Sedec e pelo Indea, estabelece ainda como prazo final para a colheita de soja em Mato Grosso o dia 5 de maio. "Todas as áreas cultivadas de soja deverão estar colhidas, podendo permanecer somente as plantas de soja guaxa ou de germinação espontânea de grãos oriundos das perdas da colheita, até a data estabelecida para o início do vazio sanitário de 15 de junho de cada ano", destaca a publicação.

A medida, conforme o presidente do Indea, Guilherme Nolasco, “reduz a exposição da ferrugem asiática e evita a perda da eficácia do fungicida”.

A medida se define em duas etapas: vazio sanitário e a proibição do plantio de soja sobre soja.

Para os produtores o ponto do plantio soja sobre soja “tira do produtor o direito do produtor de fazer a safrinha para fazer a sua própria semente”, segundo o produtor em Sinop, Antônio Galvan.

Segundo o produtor de Sinop, o “plantio até o dia 31 de dezembro, junto com a safra comercial, inviabiliza a safrinha para semente e prejudica o pequeno e médio produtor. Corremos o sério risco de faltar semente de qualidade”.

Semeando a soja em janeiro para transformá-la em semente o produtor colheria a mesma em maio, não sofrendo tantos impactos com as chuvas no momento de sua colheita.

“Em relação ao vazio sanitário na safra 2014/2015 voltamos ao período normal de junho a setembro, pois em maio comprometia culturas de sucessão. A Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja-MT) buscou encontrar um contraponto para essa medida que passou a vigorar de fato nesta safra 2015/2016. O plantio até 31 de dezembro inviabiliza a soja salva para semente em algumas regiões, como a Norte. Prejudica a qualidade”, declara a produtora do município de Cláudia, Roseli Gianchini.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet