Olhar Agro & Negócios

Domingo, 21 de abril de 2019

Notícias / Meio Ambiente

Avião é usado para controlar incêndio na Serra Azul; Fogo começou na MT-100

Da Redação - Viviane Petroli

27 Ago 2014 - 09:03

Foto: Edevilson Arneiro/Prefeitura Barra do Garças

Avião é usado para controlar incêndio na Serra Azul; Fogo começou na MT-100
Dezenas de hectares de floresta foram devastados em um incêndio no Parque Estadual da Serra Azul, em Barra do Garças, que teve início no domingo (24). Desde a segunda-feira (25) um avião de combate a incêndio florestal do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso é utilizado para combater as chamas. O fogo, segundo informações da Prefeitura de Barra do Garças, seria criminoso, tendo começado próximo a MT-100 na saída para Araguaiana e se alastrado até o parque.

De acordo com nota da prefeitura de Barra do Garças, a fumaça estaria cobrindo a própria cidade, bem como Pontal do Araguaia e Aragarças (GO).

O Parque Estadual Serra Azul possui aproximadamente 10 mil hectares. Devido ao clima seco na região e o forte calor as chamas tem se alastrado.

Leia também
Ação do homem é principal causa dos incêndios no Cerrado durante período de seca
De janeiro a agosto Mato Grosso registra aumento de 77% na incidência de focos de calor

Conforme a prefeitura, o uso do avião é decorrente a área ser de difícil acesso. Além disso, o apoio da aeronave é fundamental para evitar que o fogo se alastre ainda mais chegando a pontos como as encostas dos bairros Mangueiras, Santo Antônio, Pitaluga e Cohab.

O avião de combate a incêndio possui capacidade para cerca de 3 mil litros de água, que pode atingir a uma área estimada de 500 metros quadrados.

Os trabalhos estão sendo realizados tanto por terra quanto por ar.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • cidadão
    27 Ago 2014 às 10:11

    sei que e um parque estadual..mais o governo federal poderia ajudar..com o apoio do Exercito Brasileiro sediado em Aragarcas,durante essa epoca tenho certeza que muito pensariam 3 vezes antes de colocar fogo na serra com a presença deles..pois e uma vergonha esse tipo de vandalismo..podendo prejudicar todos inclusive,crianças e idosos

Sitevip Internet