Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

balança comercial

Brasil negocia exportar peru, carne suína e ovos férteis ao México e importar feijão preto

Foto: Reprodução

Negociações foram retomadas em julho

Negociações foram retomadas em julho

O México manifestou interesse na importação da carne de peru do Brasil. A negociação em torno do atendimento a esta demanda do mercado internacional ocorreu no final de julho durante visita de representantes do Ministério da Agricultura (Mapa) ao país da América Central.

De acordo com o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, Marcelo Junqueira, o assunto foi discutido em meio às negociações para a reabertura das importações de carne de frango do Brasil.

“Eles estão com uma necessidade de 100 mil toneladas com tarifa zero. Mas ainda está em discussão se esse valor fará parte das aves que já estão liberadas ou se seria um adicional de mais 100 mil toneladas”, comentou.

O Brasil também solicitou às autoridades sanitárias mexicanas a ampliação do número de plantas autorizadas a exportar ovos férteis. Apenas uma empresa no Brasil exporta o produto ao México, mas a expectativa é credenciar mais quatro empresas que teriam condições de exportar ao país.

Leia também
México aceita em habilitar outras 26 plantas e vai ampliar importação de frango em 2014
Governo do Estado define regras para minimizar riscos de estomatite vesicular

Outro assunto discutido foi a abertura de mercado para a carne suína tendo em vista que, mesmo com o estado de Santa Catarina livre de febre aftosa sem vacinação, não há autorização de exportação dessa carne para o México.

Na ocasião, o secretário argumentou que países com alto rigor sanitário, como Estados Unidos e Japão, reconheceram Santa Catarina como estado habilitado para exportar.

“Os mexicanos se prontificaram a fazer uma nova análise de risco para exportação de carne suína e pediram que nós enviássemos a análise de risco feita pelo Japão e Estados Unidos”, comentou o secretário.

Por outro lado, o México pediu que o processo para a importação de feijão preto pelo Brasil seja acelerado.

“Esse processo já está em análise e nós vamos acelerá-lo. Como o Brasil eventualmente importa, nós ficamos de concluir a análise de risco”, finalizou 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet