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Quarta-feira, 24 de abril de 2024

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transporte de cargas

Brasil terá blecaute se Congresso não mudar lei do motorista, alerta membro da FPA

Foto: Reprodução

Fiscalização pode provocar aumento da frota de caminhões nas rodovias

Fiscalização pode provocar aumento da frota de caminhões nas rodovias

A Frente Parlamentar da Agropecuária negocia com líderes partidários a votação em regime de urgência de proposta aprovada em 2013 em uma Comissão Especial da Câmara que pretende alterar a Lei do Motorista, aquela que estabelece regras para o descanso dos trabalhadores no transporte de cargas no país.

De acordo com o deputado federal Valdir Colatto, do PMDB catarinense, o objetivo é que firmar um acordo com o Senado para que a matéria seja aprovada rapidamente nas duas casas. Segundo o parlamentar, se o congresso não aprovar novas regras, o transporte de cargas pode entrar em colapso.

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“Vai dar um blecaute no transporte de cargas no Brasil. Nós já estamos com um problema muito sério, chegando ao ponto que as empresas que querem trabalhar legalmente conforme a lei 12609 não consegue mais por causa do custo e beneficiando aquelas que estão na ilegalidade”, afirma.

Ainda segundo o parlamentar, o Ministério Público do Trabalho está pressionando donos de empresas para o cumprimento da lei. Existe ainda uma fiscalização mais intensa do Ministério do Trabalho e da Polícia Rodoviária Federal. Todo este aparato, explica o deputado, fez com que aumentasse o número de caminhões nas rodovias.

“Aumentou a necessidade de motoristas, que não tem. Aumentou a quantidade de caminhões, que as estradas não comportam, não tem ponto de parada. Estão estabelecendo o caos e a safra está aí pare ser colhida”, argumentou.
As mudanças na nova lei, se aprovadas, pretendem flexibilizar a legislação em vigor desde 2013, que prevê uma pausa de 30 minutos para cada quatro horas de trabalho ao volante.
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