Olhar Agro & Negócios

Domingo, 14 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Leilões

Conab destaca operações realizadas com milho em Mato Grosso durante o ano de 2013

02 Jan 2014 - 15:50

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução/Ilustração

Conab destaca operações realizadas com milho em Mato Grosso durante o ano de 2013
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) destaca como um dos grandes trabalhos realizados durante o ano de 2013 as operações realizadas com milho no Estado de Mato Grosso.


A Conab faz referência ao Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) que, entre julho e novembro, lançou leilões para 9,7 mil toneladas, sendo negociadas 8,8 mil toneladas.

Leia mais:
Produção de milho em Mato Grosso deverá ser 24% menor na safra 2013/2014, aponta Imea
Neri Geller diz estar otimista em relação ao mercado de comercialização de milho em 2014

O Pepro, segundo definição da Companhia, é uma subvenção econômica onde o produtor rural, ao arrematar o prêmio em leilão, se compromete a vender o volume adquirido pela diferença entre o Preço Mínimo estabelecido pelo governo federal e o valor adquirido. Isso assegura que a venda ocorra a um preço justo para o produtor.

Para a Conab, Mato Grosso também foi destaque na realização de Aquisições do Governo Federal (AGF), com a compra de 636,8 mil toneladas de milho. Por meio de AGF, a Conab beneficia o agricultor ao adquirir sua produção quando o preço de mercado estiver abaixo do preço mínimo estabelecido para a safra vigente. Isso vale para qualquer produto que faça parte da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).

Mato Grosso teve sua maior produção do cereal na história na safra passada, passando dos 22 milhões de toneladas. Com o cenário de preços ruins, a intervenção do governo foi fundamental para auxiliar a equilibrar o mercado local.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet